O Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) do Senac Sergipe capacitou 643 pessoas durante o ano de 2023. Foram ofertados pela unidade educacional cursos técnicos, de qualificação profissional e ações extensivas, tanto gratuitos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), como comerciais, preparando alunos para o mercado de trabalho, em um movimento com foco no fortalecimento entre o turismo e a gastronomia.
“A gastronomia e o turismo têm caminhado lado a lado, não só no Brasil como em todo o mundo. E esse trabalho conjunto tem feito sucesso e apresentado bons resultados. O CGT, apesar de ter sido criado há pouco tempo, visando agregar o trabalho das duas áreas, já foram ofertados cursos inclusive no interior, a exemplo do técnico em Guia de Turismo e agente de informações turísticas, garçom e boas práticas para serviços de alimentação”, afirma o gerente do CGT, José Américo Siqueira.
Foram abertas 49 turmas, entre as atividades elaboradas pelo Centro de Gastronomia e Turismo no ano passado, algumas contando com parcerias públicas e privadas.
“Umas dessas parcerias foi com o Instituto João Carlos Paes Mendonça, que levou aperfeiçoamentos de gastronomia para comunidades carentes de Aracaju, com o objetivo de oportunizar independência financeira com produção de bombons, trufas e ovos de Páscoa, por exemplo. No período do final de ano, centenas de oficinas gastronômicas foram realizadas na carreta escola, dentro da programação do Natal Iluminado, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho”, pontua Américo.
Ainda e acordo com o gerente do CGT, quem se envolve com gastronomia e turismo sempre busca aperfeiçoamento, novos aprendizados e especializações dentro da atividade que mais se identifica.
“Uma pessoa que faz algum curso de gastronomia, geralmente retorna para se qualificar ainda mais, pensando em aumentar a renda. Para a Páscoa mesmo, ofertamos o curso de panetone, além da capacitação de ovos de chocolate. O de garçom, abrimos também uma turma de aperfeiçoamento. E nós, do Senac, procuramos ofertar qualificações de acordo com a demanda de mercado”, enfatizou José Américo Siqueira.
“Além de cursos e capacitações, realizamos o V Fórum de Turismo, participamos ativamente da Semana da Sergipanidade, promovendo um debate sobre o tema e oficinas gastronômicas, além do encontro Saberes e Sabores, realizado em Aracaju e em Laranjeiras, onde foram discutidas as influências da culinária sergipana, e ainda o seminário de boas práticas para serviços de alimentação. Somente nas ações extensivas que promovemos, atendemos 179 pessoas”.
Além das ações de extensão, uma exigência do Departamento Nacional (DN) do Senac, foram abertas 12 turmas com 147 alunos assistidos por meio do PSG (inclusive Técnico em Eventos); 14 de cursos comercializados, com 260 estudantes distribuídos em 20 turmas, e mais seis turmas de três qualificações que atenderam 57 pessoas, com recursos do Departamento Regional (DR) do Senac Sergipe.
“As atividades realizadas atendem as orientações do presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, e do diretor Regional do Senac, Marcos Sales, de fortalecer a gastronomia e o turismo em nosso Estado. Isso consolidou os objetivos do Programa Vai Turismo, lançado pela Confederação Nacional do Comércio, e capitaneado pela Fecomércio, que em Sergipe envolve os municípios de São Cristóvão, Laranjeiras, Tobias Barreto e Itabaianinha. O trabalho tem sido desenvolvido em conjunto com as administrações desses municípios, órgãos públicos e todo o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.