O Senac realizou, na segunda-feira, 17, no auditório do restaurante escola Cacique Chá, reunião técnica de planejamento institucional. O encontro contou com a participação do presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, do diretor Regional do Senac, Nilson Lima, do diretor de Educação Profissional do Senac Sergipe, Adalberto Trindade, do diretor Administrativo e Financeiro, Manuel Leal, gerentes de unidade educacional, de núcleos e assessores. Sob a supervisão do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR), subordinado à Divisão de Educação Profissional, o PROJETAR engloba um ciclo de reuniões que orienta e ajusta, junto às Unidades Educacionais, as revisões do Plano de Aplicação e Orçamento-Programa para a competência de 2024.
Durante o evento, o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, ressaltou a importância de realizar ajustes no orçamento conforme as necessidades que surgem ao longo do ano.
“Um exemplo prático dessa retificação, foi a aquisição de um imóvel para a faculdade de tecnologia e moda, que não estava previsto inicialmente, mas foi viabilizado graças ao planejamento adaptativo.” explicou Andrade.
O PROJETAR tem como objetivo garantir que todas as ações estejam em consonância com as diretrizes estratégicas do Plano Senac Brasil 2024-2027. Este plano define a visão, missão, valores e sete diretrizes estratégicas nacionais comuns a todos os Departamentos do Senac. Adriana Rodrigues, gerente do NPOR, enfatizou a relevância deste momento para reavaliar o que foi planejado enquanto metas educacionais e ajustar de forma exequível para o exercício vigente.
“A atuação do Senac se evidencia a cada ano em suas valorosas ações educacionais, ano passado conseguimos atender todas regiões de Sergipe e a meta deste ano é continuar o bom desempenho, e continuar presentes nos 75 municípios do nosso estado.” afirmou Adriana.
Nilson Lima, diretor Regional, destacou a importância de analisar o desempenho financeiro do Senac e ajustar o planejamento orçamentário para atender todas as demandas. Além disso, ele ressaltou a importância de discutir parcerias de sucesso com o sistema Fecomercio, Sesc e outras entidades que o Senac vem consolidando ao longo dos anos.
“Discutir, avaliar e planejar essas ações são de suma importância, para garantir de maneira segura, projeções para o futuro no Senac.” declarou Nilson.
Para Adalberto Trindade, diretor de Educação Profissional, o PROJETAR permite visualizar o que foi realizado no primeiro semestre de 2024 e planejar as ações para o segundo semestre.
“É um momento estratégico para o Senac, porque planejamento significa um caminho, Projetar é um evento para retificar para organizar,” esclareceu Adalberto.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.