PortugalSeminário Internacional de Educação

Seminário Internacional de Educação Profissional reúne mais de 300 participantes em Aracaju

O evento organizado pelo Senac Sergipe foi considerado de grande impacto para a educação, estabelecimentos de ensino, mercado de trabalho e empresas
Seminário Internacional de Educação Profissional reúne mais de 300 participantes em Aracaju

O Senac Sergipe iniciou, na manhã de quarta-feira, 9 de outubro, no Teatro Atheneu, o II Seminário Internacional de Educação Profissional. O evento, que contemplou ainda o IV Fórum de Turismo e a III Jornada de Tecnologia da Informação, reuniu mais de 300 participantes, entre alunos, equipes pedagógicas, professores e convidados, com o objetivo de debater o futuro da educação profissional.

A assessora de Inovação Educacional e organizadora do evento, Cristiane Tavares, destacou que a educação profissional ainda é um tema pouco debatido nas academias e nas políticas públicas, apesar de ter um grande potencial transformador.

“A educação profissional pode oferecer respostas para um modelo mais contextualizado que atenda as demandas do mundo do trabalho e se conecte com o desenvolvimento social do país. É nesse cenário que brilha o Senac, cuja trajetória de quase 80 anos se entrelaça com a vitalidade de uma juventude que nos impulsiona em direção a um futuro repleto de esperanças e oportunidades. Cuidar de pessoas, ter empatia, ser solidário e ter respeito nos aproxima. Ao juntar tudo isso e desenvolver a educação, nós nos conectamos ainda mais. E este evento é fruto da soma do esforço de muitos”, declarou, agradecendo a participação e a colaboração de todos os envolvidos, que fizeram o evento acontecer.

O diretor Regional do Senac, Nilson Lima, destacou o Senac como uma grande instituição que transforma vidas.

“Nós vemos a excelência do Senac, que possui equipamentos, recursos didáticos, metodologias e materiais, mas não seríamos o que somos se não fosse a excelência dos nossos instrutores, espalhados na capital e em todo o interior e que fazem as nossas ações chegarem em todo o Estado. A todos vocês, o nosso mais profundo reconhecimento, com ações de inclusão, como a que fomos ver de perto na comunidade indígena Xokó, onde está sendo ofertado curso de informática. E a determinação do nosso presidente Marcos Andrade, é chegar em todos os municípios de Sergipe, nas comunidades mais distantes, mais isoladas. E este evento é para aprimorar o conhecimento, para que saiamos daqui mais fortalecidos e preparados para ajudarmos o desenvolvimento econômico e social do Estado”.

Representando o governo de Sergipe na solenidade, o secretário de Educação, Zezinho Sobral, destacou a importância da parceria com o Senac, para a profissionalização de jovens em todo o Estado.

“Temos avançado muito no ensino profissionalizante, na formação técnica profissional. E com a parceria que firmamos com o Senac, conseguimos qualificar no ano passado, 3 mil alunos e este ano, nós estamos com 137 turmas nas escolas públicas estaduais, com 4.110 alunos matriculados. Estamos preparando os nossos jovens para uma vida profissional futura, porque nós temos um determinado percentual que segue a vida acadêmica e temos um percentual muito maior daqueles que vão para os cursos técnicos, para o mercado de trabalho ou para serem empreendedores, porque tem a vocação e o desejo”, ressaltou.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcos Andrade, aproveitou a ocasião para falar sobre o andamento da Faculdade de Tecnologia do Senac.

“Costumo dizer que a tecnologia é uma ida sem volta. Hoje temos que implementar tecnologia em tudo que fazemos, sem exceção. E essa faculdade vai ser em tempo recorde e será toda equipada para receber a nota 5, a máxima do MEC. O ministro da Educação Camilo Santana esteve no Senac, nós solicitamos apoio e ele está mandando os técnicos do Ministério para fazer as vistorias. Todas e quaisquer modificações no prédio é com um monitoramento do MEC, que é para ser nota de excelência”, frisou.

De Portugal

Após a solenidade de abertura, o seminário contou com a palestra do professor Dr. Carlos Brito, da Universidade de Porto – Portugal.

O palestrante internacional trouxe para o evento, o tema sobre o “Futuro do Trabalho: Como as Novas Tendências Moldam a Demanda por Competências e Habilidades”. O professor destacou sobre o que os empregos na atualidade pedem, como são os jovens da geração Z e o que os empregadores querem, enfatizando a importância da escola nesse contexto.

“Qualquer indivíduo tem competências e deve estar aberto a novos aprendizados. Nesse processo, o professor é um facilitador da aprendizagem e atua como cocriador de habilidades em seus alunos. Conhecimento e saber, competências e saber fazer e atitude e saber ser”, destacou o professor Dr. Carlos Brito.

“Este evento organizado pelo Senac Sergipe é de grande impacto para a educação e os estabelecimentos de ensino, mas também para o mercado de trabalho e as empresas. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro do trabalho, a evolução da educação profissional, sem descuidar do papel crucial das novas tecnologias de comunicação e informação. Na minha perspectiva, aquilo que torna o seminário distinto, e o fato dele destacar a importância da formação profissional como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, promovendo a qualificação contínua dos profissionais’’, afirmou o docente da Universidade de Porto.

A manhã contou ainda com as palestras da representante do Departamento Regional (DN), Gabriela de Aragão Braga, que é Gerente Nacional de Educação à Distância, que fez a apresentação dos projetos do DN. Já do Senac do Rio Grande do Norte, Priscila Silveira falou sobre “A experiência de aprendizagem com o ChatGPT”. Finalizando os trabalhos da manhã, a coordenadora do Plano Diretor do Turismo (PDTur) – Núcleo Nordeste, Louise Matias, falou sobre o “Programa turismo inovador”.

 

A tarde contou com duas mesas redondas. A primeira, destacou “Formação Profissional: cultura, memória e sociedade”, contando com a participação da Profa. Dra. Ana Azevedo (Dep. Educação da UFS), da Profa. Dra. Sônia Azevedo (Pio Décimo), do Prof. Dr. Lucas Miranda Pinheiro (Coord. Dep. Relações Internacionais da UFS) e da Profa. Dra. Aldenise Cordeiro (Seduc/SE).

A segunda tratou sobre “Prevenção à Evasão”, reunindo o Doutor em Educação do IFS, Adelmo Menezes; a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional – CEAVE/SEDUC, Joniely Cheyenne; a coordenadora do SENAC EAD em SE, Shirlayne Lopes, e a coordenadora de Relacionamento do Grupo Tiradentes, Juliana Silveira.

 

Em paralelo, foram apresentadas as 20 comunicações orais inscritas e aceitas pela comissão científica do evento, divididas em duas salas, com foco no turismo, tecnologia, inovação e inclusão.

Na quinta, 10 de outubro, as atividades foram voltadas para a discussão sobre o novo ensino médio, sobre a educação profissional, perspectivas de mercado de trabalho na área de tecnologia, e para o turismo e a Tecnologia da Informação (TI), com a realização do VI Fórum do Turismo e da III Jornada de Tecnologia.

 

Assista:

II Seminário Internacional de Educação Profissional

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo