Elaborar e executar peças com tema livre utilizando sobra de materiais das modelagens aplicadas durante o curso de corte e costura básico. Essa foi a proposta do projeto final do curso de Corte e Costura 2022 do Senac/SE, sob a coordenação Yluska Mayara Vieira Ribeiro. A formação compõe o Projeto Integrador que visa propiciar experiências de aprendizagem que se sustentem no “aprender fazendo” e no diálogo entre a sala de aula e a realidade do mundo do trabalho.
Com propósito de incentivar a interação, cada aluno usou a criatividade para confeccionar itens como bolsa, avental, suporte para bandejas, almofada para alfinetes, tapete, jogo americano e bonecas de pano.
“O objetivo é aprender a confeccionar peças de vestuário. Essa é uma turma heterogênea: algumas são costureiras e fazem o curso porque gostam, algumas tinham um pouquinho de noção sobre a costura, mas a maioria iniciou do zero”, pontuou a professora do curso Zélia Macedo.
Por algumas semanas, a chef Val Amarante se dividiu entre o comando da cozinha de sua empresa e as aulas. “Esse curso aumentou a expectativa sobre o Senac, principalmente no que diz respeito à didática. Já tinha feito outros cursos nessa área, mas não encontrei nada igual. Após o curso, pretendo avançar para modelagem, nível mais avançado na parte de costura”, revela.
O encanto em produzir peças exclusivas fez a Nara Sales focar o aprendizado em um diferencial quando o assunto é capricho na finalização das peças. “O curso tem sequência nas peças. Agora pretendo fazer um curso avançado para aprimorar a finalização de uma peça, afinal, é o acabamento que deixa a roupa perfeita”, considera.
O mercado de confecção oferece muitas possibilidades de atuação. Entre linhas, agulhas, tesouras, tecidos e muitas ideias, Maria Edna despertou a vocação para empreender. “Encontrei no curso algo além do que eu procurava. Não tinha nenhum conhecimento de costura e saio do Senac com perspectivas boas no mercado de trabalho. Com o conhecimento adquirido, sonho agora em montar uma confecção”.
“No ano de 2022 tive alguns sonhos, ideias e a possibilidade de ter uma renda extra, além de adquirir novos conhecimento por meio do curso de corte e costura que superou minhas expectativas. Depois dessa experiência extraordinária é um tempo novo. Em um futuro próximo pretendo fazer outros cursos na área e montar um ateliê”, confessa o aluno Guedes.
Participaram do projeto de conclusão de turma as(os) alunas (os) Bruna Amarante, Carla Souza, Cláudia Roza, Edna Vieira, Gabriela Cunha, Guedes, Vânia Teles, Júlia Lopes, Nara Sales, kezia Rocha, Sara Souza, Simone, Tarciane, Val Amarante.
Curso de Corte e Costura
O Senac/SE está com matrículas abertas para o curso de Corte e Costura em quatro unidades. Confira:
Aracaju
Carga horária: 212 horas
Horários: segunda a sexta das 8h às 12h ou 17h às 21h
Período do curso: 26/09/2022 a 13/12/2022
Link de matrícula:
Itabaiana
Básico de Costura e Acabamento
Carga horária: 168 horas
Horários: segunda a sexta das 13h às 17h
Período do curso: 10/10/2022 a 09/12/2022
Lagarto
Aperfeiçoamento em corte e costura
Carga horária: 80 horas
Horários: segunda e quarta das 18h às 22h
Período do curso: 17/10/2022 a 26/12/2022
Tobias Barreto
Aperfeiçoamento em corte e costura
Carga horária: 80 horas
Horários: segunda a quinta das 14h às 17h
Turmas: Segunda a quinta: 26/09/2022 a 14/11/2022