Como atividade de conclusão de curso, alunos da Turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercado do Senac/SE apresentaram o projeto Sopro Mágico: A importância do Teatro no desenvolvimento dos jovens. Para prestigiá-los, na tarde da última quinta-feira, 11, colegas e instrutores de outros cursos lotaram o auditório do Senac, instituição que integra o Sistema Fecomércio.
Por meio de atividades lúdicas e criativas, o projeto teve como finalidade apresentar a importância do teatro para o desenvolvimento dos jovens enquanto ferramenta de aprendizagem e identificação das emoções, de forma a facilitar sua entrada e permanência no mercado de trabalho.
“Nosso intuito era transmitir informações importantes que pudessem contribuir para o desenvolvimento emocional desses jovens, para o controle de suas emoções e o reflexo desse processo em seu desempenho na carreira profissional”, explicou a instrutora responsável pela turma, Érika Chagas.
O diretor Regional do Senac/SE, Paulo do Eirado, enalteceu a importância do tema. “O teatro traz mais desenvoltura na comunicação do jovem. Ele ganha segurança corporal que será útil para uma entrevista de emprego ou uma apresentação de trabalho, por exemplo. São muitas linguagens desenvolvidas através do teatro, além da arte em si, que faz com que o jovem tenha uma ligação mais forte com a escola ou com o trabalho”, destacou.
Inteligência emocional
Após dois meses de ensaios, os 24 alunos da turma fizeram uma apresentação repleta de momentos divertidos, emocionantes e também de reflexão. Através de esquetes teatrais, cordel, paródias, vídeos e muita música, eles dialogaram sobre a necessidade do controle emocional como um importante fator para se ter sucesso no mercado de trabalho.
“Sou muito ansiosa e, por meio do projeto, aprendi que preciso controlar minha ansiedade e acreditar mais no meu potencial se eu quiser ser uma profissional bem sucedida”, declarou a aluna Gláucia Souza.
“Este trabalho nos ensinou a controlar as emoções, superar nossos medos e expectativas e saber lidar com as pessoas da melhor maneira possível”, afirmou o estudante Paulo Matheus.
O projeto também tocou os alunos que foram lá apenas assistir, como Maria Islane, do curso de Auxiliar Administrativo. “Achei que eles foram bem criativos e conseguiram fazer uma boa ligação entre a arte do teatro e tudo o que aprenderam durante o curso. Destaco a parte em que eles enceram uma entrevista de emprego. Mostraram como acontece na realidade, mas de forma mais descontraída”, destacou.