Como os profissionais do segmento de beleza podem se reinventar e aprimorar suas profissões em meio ao período de pandemia? Quais possibilidades existem neste momento e quais estratégias o empresário do ramo de beleza pode usar para estar próximo aos seus consumidores e consolidar ações que podem contribuir no pós-crise? Estas foram algumas das discussões abordadas no webinário “Beleza em tempos de pandemia”, promovido pelo Senac Sergipe nos dias 20 e 21 de julho, que foi transmitido por meio da plataforma Microsoft Teams. Entre os palestrantes houve antropólogos, pesquisadores, empreendedores do segmento e também instrutores do corpo docente da instituição.
De acordo com a analista do Centro de Formação Profissional do Senac e uma das responsáveis pela organização do evento, Angélica Carpejani, a ideia foi “disseminar conhecimento e possibilitar a participação do maior número possível de pessoas que atuam no segmento beleza, com intuito de trazer reflexões e apresentar estratégias que possam ajudar o segmento a enfrentar o momento atual”.
Para a diretora regional do Senac, Priscila Felizola, o evento foi de extrema importância para mostrar outras possibilidades como forma de ajudar no segmento beleza. Ela citou ainda que o Senac começou recente os cursos com 600 vagas gratuitas para a qualificação de profissionais de quatro áreas das atividades de comércio e serviços nos cursos de prevenção e combate a COVID nas atividades de hotelaria, beleza e estética, comércio varejista de lojas e serviços de alimentação. “Com isso, o Senac cumpre mais uma vez seu papel de formador profissional, atendendo aos trabalhadores, qualificando-os neste momento complexo que a economia está vivendo”, acrescentou Priscila.
Palestras e temas importantes
Durante os dois dias do evento, os participantes tiveram acesso a conteúdos de grande importância tanto para o negócio do empreendedor do segmento de beleza, quanto para o engrandecimento do profissional em si. “Os temas das palestras foram de suma relevância para contribuir com o conhecimento e despertar o repensar sobre as atitudes de um novo olhar para enfrentar a crise. Os palestrantes foram muito felizes na metodologia utilizada para compartilhar as informações”, ressalta Marileide Martins, analista de Processo Educacional do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional do Senac Sergipe.
Entre as palestras do dia 20, houve a do antropólogo e sociólogo Wellington de Jesus Bonfim, que abordou debates acerca de como lidar com a própria aparência em tempos de pandemia e trouxe a reflexão a todos acerca de um novo olhar para a beleza, além dos pincéis e do make-up, bem como da empreendedora Isabele Ribeiro, que discutiu acerca de suas experiências em marketing digital, incentivando o público a perceber que, no momento atual, o marketing deixa de ser uma possibilidade e passa a ser uma realidade. “Tivemos também a Jeisiane Matos, instrutora do Senac e empreendedora no segmento beleza, trazendo em sua palestra a expertise de como está lidando com o sequestro da rotina, a sua interrupção no segmento beleza e o que é preciso para se reinventar no segmento”, acrescenta Angélica.
Já no dia 21, foi a vez da bióloga e também empreendedora do segmento de cosméticos Ingrid Mendes Guimarães, que discorreu sobre a importância do consumo consciente dos produtos cosméticos de forma sustentável. Após ela, veio o instrutor Marco Antônio Gonçalves, do Senac-SE, trazendo dicas de como controlar as finanças de um salão de beleza. Por fim, a nutricionista Larissa Monteiro falou sobre a importância de uma alimentação saudável e os benefícios para o bem estar e a saúde corporal.
Reações positivas
Na visão dos organizadores, o evento alcançou o objetivo esperado. “A execução foi bastante positiva, visto que os participantes prestigiaram os dois dias, do início ao final do evento e retribuíram com elogios e agradecimentos. Fato este bastante significativo, já que as ações estão sendo elaboradas justamente para alcançar os segmentos mais afetados”, destaca Marileide, enquanto que Angélica considera que “o evento atingiu as expectativas, no ponto de vista que houv
Os palestrantes também avaliaram de maneira bastante positiva a iniciativa do webinário. “Na atual conjuntura em que estamos, o webinário foi de grande relevância para os profissionais e público em geral. Tendo em vista que os assuntos abordados estavam atrelados as dificuldades desse período instável, contribuindo para a capacitação e motivação de diversos profissionais do segmento de beleza”, comentou Jeisiane Matos. “Foi importante participar do evento, pois o tema é relevante é atual, o tempo adequado a nova realidade, e principalmente, o modelo de realização também condiz com o cenário em que estamos vivendo”, diz o instrutor Marco Antônio Gonçalves, que considera a participação no evento muito positiva. “Possibilitou a discussão de um assunto considerado como secundário para diversos empresários do segmento de beleza, a “saúde” financeira das empresas e seus impactos. Espera-se que esse evento possibilite uma mudança de paradigma, que possa contribuir com os participantes para fomentar uma visão de forma diferenciada para a gestão do negócio de forma mais integral”.
Já para quem participou do evento, o feedback foi bastante positivo. “A todos que contribuíram de forma direta ou indireta para esse espetáculo acontecer de forma tão leve e produtiva, meus agradecimentos. Vocês são demais!”, frisa a empreendedora Gardênia Alves. “Parabéns pelo ciclo de palestras, foi esclarecedor e empolgante”, ressalta a também empreendedora Valéria Resende.