Notícias

Senac/SE visita IPTI, no povoado Crasto, e estuda possibilidade de convênio em projetos de tecnologia social


Senac/SE visita IPTI, no povoado Crasto, e estuda possibilidade de convênio em projetos de tecnologia social

Equipe técnica da Divisão de Educação Profissional do Senac/SE, esteve, na sexta-feira, 16, em visita a instalações do Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI), localizada no Povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, no sul sergipano. Fundado em 2003, o IPTI foi implantado na região com o intuito de transformar o cenário de extrema pobreza por meio da geração de inovações capazes de promover o desenvolvimento humano, a partir da criação de tecnologias sociais nas áreas de educação e saúde básicas, e educação empreendedora.

De acordo com a Gerência da Divisão de Educação Profissional (DEP), o encontro foi um momento de aprendizado e troca de informações sobre a importância da tecnologia social para a inclusão. A iniciativa é foco de estudo para uma possível parceria com o instituto.

Tecnologia

De acordo com o coordenador de Tecnologia do IPTI, Igor Gonçalves, o grande desafio é trazer projetos de tecnologias específicos para os diferentes contextos. Nesse cenário, o Senac sinaliza em realizar intercâmbio entre alunos do IPTI e Senac.

“Tentamos adaptar a tecnologia em locais que são negligenciados, a exemplo de áreas que não dispõe de internet, nem mesmo de computador. Procuramos desenvolver tecnologias baseadas nesses contextos para darmos uma resposta, até mesmo nesses locais remotos. O nosso principal produto hoje é o TAG, que é um sistema informatizado de apoio à gestão escolar”, explica.

ON de Negócios

Raiana Silva Santos faz parte do ON de Negócios, uma tecnologia social de formação empreendedora, com foco no empreendedorismo, inteligência emocional e educação financeira.

“A ideia da oficina é que os participantes utilizem as suas habilidades para criar seus próprios negócios, e que, de alguma forma, esses negócios possam colaborar com a sua comunidade, seja com a criação de emprego ou com a valorização da cultura”, pontua.

Dos projetos fomentados pelo ON, já estão em funcionamento a Casa do Cacete, o CITII, Vixe Filmes, UCA e IShow. Estão em andamento o Jiro, Mesh e Cultura em Foco.

Outras possibilidades de intercâmbio entre as duas instituições poderão acontecer nas áreas de tecnologia, gastronomia, moda, turismo e gestão, visando a sustentabilidade social e econômica da região.

Conhecimento

De acordo com Marco Gonçalves, coordenador do Plano Diretor e instrutor do eixo de Gestão e Negócios, o dia foi de muito aprendizado, conhecimento e troca de experiência.

“Tivemos a oportunidade que conhecer cinco startups em funcionamento e outras três a serem implementadas. Uma excelente oportunidade para o Senac firmar parcerias e oferecer cursos que possam gerar oportunidades de emprego e renda para a população do povoado Crasto e do município de Santa Luzia do Itanhy”, conclui.

Compartilhe

Pular para o conteúdo