Na manhã desta quinta-feira, 26 de julho, o Senac Sergipe e a Prefeitura Municipal de Aracaju entregaram certificados referentes à realização dos cursos de Preparos de Doces e Salgados, Básico de Escova, Agente de Limpeza e Conservação, Porteiro e Vigia e Assistente Administrativo. Os títulos são frutos de um contrato da Prefeitura com o Senac e foram realizados em bairros como 17 de Março e Lamarão, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da administração pública de Aracaju. Foram certificados 104 alunos em solenidade ocorrida no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, conjunto Costa e Silva.
O prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a importância da qualificação profissional, sobretudo em momentos de crise e desemprego. “A juventude vai ganhando idade para entrar no mercado de trabalho, procura emprego, procura renda, e muitas vezes não encontra. A prefeitura, nesse momento, faz aquilo que eu considero muito importante, que é formar pessoas, colocar conhecimento à disposição para que elas possam, a partir desse aprendizado, ter mais condições de enfrentar o mundo do trabalho. Essa é uma das ações mais importantes da prefeitura. Mesmo quem já tem uma profissão, deve buscar cotidianamente se reciclar. Quem já tem um emprego certo, precisa sempre aprender mais”, disse o prefeito.
Edvaldo Nogueira ainda apontou o Senac como o maior parceiro da prefeitura na oferta de qualificação profissional para a comunidade. “Conhecemos o papel do Senac na formação profissional, a qualidade e o rigor com o que o serviço é prestado, professores de extraordinária qualidade. Há muitos anos o Senac vem realizando esse trabalho, que é de formar mão-de-obra para o mercado brasileiro, e acho que é o melhor parceiro da Prefeitura de Aracaju e a garantia de cursos feito com qualidade”, enalteceu.
Paulo do Eirado, diretor Regional do Senac, também reconheceu a importância da parceria e da educação profissional. “A prefeitura acertou quando escolheu os locais e os cursos que seriam ministrados pelo Senac, principalmente porque a maior parte desses cursos permite uma geração de renda e que a pessoa fique independente do emprego formal. É preciso destacar essa parceria de sucesso e a seriedade com que atuam todos os atores que participam desse processo, de maneira que ficamos muito felizes e realizados especialmente no momento em que as pessoas vão receber os certificados. Isso vai permitir com que elas trabalhem de maneira menos precária, muito mais correta e segura, inclusive para seus clientes. A marca Senac tem mais de 70 anos de atuação, com uma imensa folha de serviços já prestados em todo país, e traz credibilidade aquele que apresenta um diploma da nossa instituição”, declarou o diretor.
Na solenidade, o público pôde ouvir os relatos da jovem Yasmin Bezerra, aluna da turma de Porteiro e Vigia no Cras Dr. Carlos Fernandes de Melo, bairro Lamarão. Ao fim do curso, Yasmin e os colegas montaram o projeto de uma empresa de consultoria para profissionais da área, e recebeu elogios do prefeito e do diretor do Senac pela atitude empreendedora.
“Nosso projeto final seria criar uma empresa em meio à crise. E, depois de diversas visitas técnicas, percebemos que muitos porteiros e vigilantes estão acomodados na profissão. Então criamos a empresa Seconsult, que significa Segura Consulta, para reciclarmos aqueles profissionais que já atuam há muitos anos e parecem acomodados. Ser porteiro e vigia não é apenas abrir e fechar portão, por isso queremos tirar esse projeto do papel”, contou Yasmin.
Carolina Marques é diarista e fez o curso de Agente de Limpeza no Cras Maria Diná Menezes, no bairro 17 de Março, para ter mais oportunidades de trabalho. “Fiz o curso para me profissionalizar, ter uma boa qualificação e expandir minhas chances nas empresas. Tivemos uma ótima professora que ensinou e foi bem paciente com 16 mães de família que fizeram o curso. Agora vou entregar currículos e acho que o certificado vai me ajudar bastante”, disse Carolina.