Colaboradores do Senac, órgão ligado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, participam, nos dias 22 e 23 de setembro, de um laboratório com as diretoras da Rede Yunus de Educação, parte integrante da Yunus Negócios Sociais Brasil. O objetivo é fixar o conceito de negócios sociais e estimular os participantes a criarem projetos que gerem soluções para desafios reais da sociedade como pobreza, alimentação e moradia. A capacitação acontece no Senac Bistrô Cacique Chá e dela participam, também, representantes de instituições parceiras.
O diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado, explica que, por meio da parceria, instrutores, colaboradores e alunos da instituição terão acesso aos serviços da Yunus . O objetivo é buscar novos caminhos para a solução de problemas sociais e formas inovadoras de empreender.
“Com o compromisso de trazer alternativas e saídas para os problemas sociais e com essa mentalidade empresarial, o Senac buscou a parceria com a Yunus Negócios Sociais. Em geral, colocamos no governo toda a responsabilidade por trazer as soluções que precisamos, mas a capacidade da administração pública é limitada neste sentido. Acredito muito na inteligência empresarial, nas pessoas que serão capazes de superar obstáculos e achar soluções criativas que atendam aos interesses da sociedade, mas que sejam economicamente viáveis”, afirma o diretor.
Ao longo dos dias de evento, as facilitadoras Julia Cimionatto e Glaziela Cavallaro, diretoras da Rede Yunus de Educação, irão aprofundar o conceito de negócios sociais, apresentar casos de sucesso, provocar a reflexão sobre tendências e novos modelos de trabalho e estimular a criação de protótipos de negócios sociais.
“Este primeiro momento é importante para que coloquemos todo mundo na primeira página. Tem muita coisa pra ser trabalhada adiante, mas a gente precisava começar com esse vínculo, formar essa rede de afeto e apresentar o conceito de negócio social. Isso é muito importante para que o resto se estruture. Todos os participantes devem estar juntos, falando a mesma língua e com o olhar nos problemas de Sergipe. Essas condições possibilitam uma rede mais forte e resiliente para que possamos trabalhar os projetos lá na frente”, explicou Glaziela Cavallaro.
Para Angélica Carpejani, técnica do Núcleo de Processos Educacionais do Senac, “é grande a expectativa por esta parceria, pois temos o desejo de criar negócios sociais dentro do Senac e esta é a oportunidade de aprendermos como. Acredito que a Yunus vem apresentar os projetos que eles já desenvolvem e que nós, do Senac, poderemos desenvolver algo que seja grandioso para Aracaju e para Sergipe”.
Representantes de instituição parceiras do Senac, a exemplo do Sebrae, também participam da capacitação: “Semana passada eu estava em Brasília e o Sebrae estava tratando da capacitação de um projeto de extensão para o ensino superior na área de empreendedorismo social e negócios de impacto social. Então, participar deste laboratório da Yunus, está sendo mais uma oportunidade para agregar conhecimento e incrementar nossas ações dentro do Programa de Educação Empreendedora nas Universidades”, declarou Rosana Leite, técnica do Sebrae e gestora do programa.