Notícias

Senac e Cencosud fecham parceria que beneficia alunos dos cursos de Garçom e Eventos


Senac e Cencosud fecham parceria que beneficia alunos dos cursos de Garçom e Eventos
Jeovana Brena do Nascimento

O Senac/SE, integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e o Grupo Cencosud, administrador da rede GBarbosa, fecharam uma parceria para beneficiar alunos do curso de Garçom e do curso Técnico em Eventos do Senac. Entre os meses de maio e agosto, eles irão participar de duas ações promocionais do supermercado. Além de praticar muito do que viram em sala de aula, os alunos poderão ser aproveitados em futuras seleções de emprego na rede varejista.

Os estudantes vão ser encontrados nas lojas Hiper Jardins, Hiper RioMar e Hiper Francisco Porto, sempre às quintas e sextas-feiras, das 16h às 19h, até o mês de agosto. Eles participam das ações intituladas “Quinta dos Vinhos” e “Cervejas Especiais”, nas quais deverão abordar os clientes, promover a degustação das marcas em exposição e transmitir as informações necessárias sobre os produtos em oferta.

“Esta é uma parceria importante, pois o Senac pode colocar seus alunos em contato com os clientes, e assim, também, mostrar o trabalho que é feito na instituição. Para os estudantes é uma vitrine, pois eles podem mostrar seu trabalho e suas habilidades, atuando como verdadeiros profissionais na área em que estão sendo qualificados. É uma parceria onde realmente todos ganham”, ressaltou a gerente de Educação Profissional do Senac/SE, Dayse Prado.

Ítala Caroline, analista de Marketing do Cencosud

Segundo Ítala Caroline, analista de Marketing do Grupo Cencosud, o Senac foi lembrado pelo desempenho no trabalho de qualificação profissional. “Nós já estávamos promovendo a degustação de vinhos para que o cliente conheça a nossa adega quando surgiu a ideia de fecharmos a parceria com o Senac, que tem alunos em formação nessa área, para que eles tivessem a oportunidade de vivenciar essa experiência em nossas lojas. Entramos em contato com a instituição, que foi bastante receptiva, e fechamos essa parceria de quatro meses que promete ser um sucesso”, acredita Caroline.

De acordo com a analista, os resultados já foram observados no primeiro dia da ação. “Já pudemos fazer um balanço positivo neste primeiro dia, pois se o cliente tem contato com os profissionais qualificados, que têm o conhecimento específico daquela bebida, isso estimula a venda. E já pudemos observar uma saída bem significativa dos produtos neste início. Sem dúvidas, tanto o Senac quanto o GBarbosa só têm a ganhar”, destacou a analista.

E os benefícios não param por aí. Segundo Hipácia Nogueira, coordenadora do Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, a ideia é que esses alunos participem de futuras seleções de emprego na rede varejista. “O Grupo Cencosud sinalizou a possibilidade de estender a parceria e priorizar esses alunos no preenchimento de futuras vagas abertas na rede varejista. Nós ficamos muito felizes com essa possibilidade, pois a missão do Senac não é apenas ensinar uma profissão, mas também encaminhar esses profissionais para o mercado de trabalho”, declarou Hipácia.

Abordagem

Dayse Prado, Hipácia Nogueira, Maria Anaciete e Cristina Feitosa acompanham atividade

Receber os clientes que chegam à loja e encaminhá-los ao stand de degustação, com educação e polidez: esse é o papel dos doze alunos do Curso Técnico em Eventos selecionados para esta ação, orientados pela instrutora Ismênia Lima.

“Eles estudaram a estratégia do GBarbosa para as ações promocionais e, baseados nela, estão abordando os clientes para que conheçam as marcas em oferta, degustem, e tornem a adega do supermercado ainda mais conhecia. Todo esse planejamento foi visto em sala de aula para que chegassem aqui preparados e sabendo qual sua participação em todo esse processo”, explicou Ismênia.

Para a aluna Érika Monique, esta é a oportunidade certa para se aperfeiçoar. “Quando saímos da parte teórica para a prática, é sempre mais instigante. E lidar com o público é algo que eu gosto muito de fazer. Está sendo uma oportunidade de crescimento profissional e, também, um momento muito prazeroso”, declarou Érika.

Degustação

Ao chegarem ao stand de degustação, os clientes são recebidos pelos alunos do curso de Garçom. Doze deles foram escalados para esta atividade e estão se revezando nos dias e locais determinados. No espaço, eles oferecem informações sobre os tipos de uvas e a influência delas na acidez da bebida, as particularidades das marcas e de cada tipo de vinho, dentre outras curiosidades.

Alunos, instrutores e coordenadores do Senac

A aluna Jeovana Brena do Nascimento, que concluirá o curso em poucos meses, não esconde a empolgação em participar desta atividade. “Está sendo muito bom poder transmitir meus conhecimentos sobre as bebidas para o público. Eu acredito que muito aprende quem pode ensinar”, disse Jeovana.

Para a coordenadora da Empresa Pedagógica de Hotelaria do Senac, Marileide dos Santos Martins, a iniciativa mostra as diferentes habilidades de um profissional como o garçom. “É uma oportunidade de mostrarmos às pessoas que a atuação do garçom vai muito além do servir, como, por exemplo, passar informações sobre o vinho que ele está servindo”, apontou Marileide.

“O garçom é praticamente um vendedor, então ele deve ter uma noção básica sobre o produto que está entregando para o cliente, seja um vinho, um café, um prato principal, uma sobremesa. Quando soubemos deste evento fiquei despreocupado, pois esses alunos já estão finalizando o curso e já se encontram bem preparados para exercer a profissão. E essa é uma oportunidade para agregar conhecimentos e aprimorar suas técnicas”, ressaltou José Alberto Correia, instrutor.

Compartilhe

Pular para o conteúdo