O gerente da Unidade Senac de Nossa Senhora da Glória, Edilson Santos, esteve na terça-feira, 04 de fevereiro, em visita institucional aos secretários municipais de Canindé de São Francisco para dialogar sobre a oferta de cursos no município.
A reunião que aconteceu na sala da Secretaria Municipal de Turismo, contou com as presenças dos representantes das secretarias de Bem-Estar, José Antônio Félix Santos; Cultura, Hélcio Eduardo Lima Gomes; Educação, Cosme dos Santos; Desenvolvimento, José Luan Fernandes, acompanhado de assessores; Turismo, Elisângela Souza; e do Departamento de Indústria e Comércio/Sala do Empreendedor, Jeron Marques Santos.
“Neste primeiro encontro apresentamos o portifólio de cursos do Senac, assim como ouvimos as demandas e necessidades de cada secretaria municipal. A nossa intenção é o ampliar as oportunidades de qualificação profissional em diversas áreas, fortalecendo o desenvolvimento do município e preparando os Canindeenses para o mercado de trabalho que a cada dia exige capacitação e qualificação”, disse Edilson Santos.
Atuação no município
A Unidade Senac de Nossa Senhora da Glória tem se destacado na formação profissional de cidadãos no município de Canindé de São Francisco. Em 2024 foram 92 pessoas capacitadas no eixo de turismo. A iniciativa visa não apenas o desenvolvimento pessoal, mas também o fortalecimento da economia local por meio da qualificação.
Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas do turismo, a exemplo de Técnico em Guia de Turismo, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meio de Hospedagem, Agente de Informações Turísticas. Os cursos foram ministrados por profissionais experientes e incluíram não apenas aulas teóricas, mas também atividades práticas e visitas técnicas a pontos turísticos locais, oportunizando um aprendizado mais eficaz e próximo da realidade do mercado de trabalho.
“A proposta é preparar os alunos para atuar em um setor que, nos últimos anos, tem se mostrado fundamental para o crescimento econômico da região, especialmente com a crescente demanda por serviços relacionados ao turismo. A cidade, com suas belezas naturais e culturais, possui um potencial turístico significativo, e a qualificação da população é um passo importante para explorar esse potencial de forma sustentável”, pontuou Edilson Santos.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.