InclusãoNotíciasSenac SE

Senac SE participa de seminário sobre inclusão social no MPSE

Evento discutiu sobre equidade e respeito aos direitos de pessoas com Síndrome de Down
Senac SE participa de seminário sobre inclusão social no MPSE

O Senac, representado pelo Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE), participou do seminário ‘Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!’, realizado no Ministério Público de Sergipe (MPSE), em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3).

O seminário, que aconteceu no dia 28 de março, teve como objetivo fomentar o debate sobre a importância do suporte para pessoas com síndrome de Down, direito fundamental que ajuda a tornar outros possíveis. Além disso, o evento destacou o papel das redes de apoio na promoção da inclusão, equidade e respeito aos direitos desse público.

A iniciativa contou com palestras de dois especialistas na área. O primeiro, o advogado, membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP e da Associação UP DOWN, além de ex-conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), Antônio Carlos Sestaro, que abordou um pouco da história, avanços e perspectiva do movimento.

Em seguida, houve a apresentação da psicóloga clínica, palestrante e consultora sobre saúde mental, diversidade e inclusão, Taynã Querino, que abordou sobre as estratégias de apoio e autocuidado para mães e jovens com Síndrome de Down.

A analista do NPRE do Senac SE, Sílvia Conceição, destacou a fundamental importância de se promover discussões sobre os direitos das pessoas com Síndrome de Down. “É preciso que as pessoas com a Síndrome de Down tenham seus direitos garantidos e que haja um olhar cada vez mais acolhedor para as mães, que dão suporte a essas crianças e jovens e precisam também de cuidados”, enfatizou.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo