Educação ProfissionalJornada Pedagógica

Jornada pedagógica: instrutores participam de hackathon

O desafio foi criar soluções para questões da educação profissional, como  retenção dos alunos, a luta contra a evasão e a satisfação dos estudantes
Jornada pedagógica: instrutores participam de hackathon

A Jornada Pedagógica 2025 do Senac Sergipe, encerrada na sexta-feira, 7 de fevereiro, foi marcada pela intensa experiência de conexão, integração e inteligência emocional, promovendo reflexões profundas sobre as práticas educacionais.

“A Jornada Pedagógica 2025 apresentou a inovação e a inclusão, temas que são inseridos na missão do Senac. A metodologia aplicada estimulou a criatividade, o trabalho em equipe e a troca de experiências, o que tornou um espaço de aprendizado coletivo e inovador”, afirmou Adalberto Trindade Souto, diretor de Educação Profissional do Senac.

Durante dois dias, instrutores e equipes pedagógicas participaram de uma dinâmica inovadora no formato hackathon, na qual enfrentaram o desafio de criar soluções para questões da educação profissional: a retenção dos alunos, a luta contra a evasão e o objetivo de alcançar a satisfação dos estudantes.

“Expectativa completamente alcançada pelo nosso segundo hackathon. Estamos nessa jornada de 2025 trabalhando, efetivamente, com a questão da qualidade dos cursos, através da satisfação dos alunos e da permanência deles em sala de aula”, completou Cristiane Tavares, assessora de Inovação Educacional e coordenadora do evento.

Entre desafios, debates e propostas, os participantes puderam repensar estratégias pedagógicas e fortalecer o compromisso com uma educação mais engajadora e transformadora.

“Essa é minha primeira jornada pedagógica, foi muito enriquecedor essa aquisição de conhecimento, com muitas dinâmicas, nas quais a gente consegue participar ativamente”, disse Rafaela Dias, assistente de Suporte Operacional.

“Um momento marcante foi descobrir a dimensão do silêncio, a importância da escuta, o estar atento ao outro. Isso nos enriquece, contribui com a nossa prática, com a nossa vivência”, pontuou Marta Luiza, Analista pedagógica

“Todas as expectativas foram superadas nessa Jornada Pedagógica. Os momentos incríveis de interação, comunicação, atitude colaborativa, como fazemos melhor com o que temos, o que temos vislumbrado em nossa marca formativa, com inovação, criatividade e inclusão”, enalteceu Jucileide Dultra, analista educacional.

As metodologias foram trabalhadas pelo facilitador Rodolfo Bonifácio, especialista dedicado a impulsionar a inovação na liderança e no desenvolvimento organizacional. Membro da Rede Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, atua na interseção entre criatividade, educação e gestão de projetos, oferecendo insights inovadores e estratégias eficazes para o crescimento e regeneração das organizações.

“Chegar em Aracaju e ter a possibilidade de participar de uma jornada pedagógica com aplicação de metodologias ativas e sensíveis para um público que está preocupado com a educação dos sergipanos, é encantador e muito estimulante. Nós levamos essa metodologia para grandes organizações, grandes lideranças e saber que essas informações vão chegar na ponta, no interior das cidades que realmente precisam, é muito gratificante. Sem dúvida nenhuma trabalhamos com as melhores pessoas, os melhores educadores, facilitadores, técnicos administrativos que o Senac possui, e que estão fazendo a diferença dentro de sala de aula, dentro dos espaços administrativos, para construção de uma educação de qualidade para o nosso país”, enfatizou Rodolfo Bonifácio.

Para o diretor Regional, Nilson Lima, o Senac é uma instituição que surpreende pela sua capacidade, capilaridade e visão prática de transformar vidas.

“A Jornada Pedagógica marca a retomada das nossas atividades. Ao mesmo tempo que a gente reconhece a excelência do trabalho que os instrutores fazem, nós entendemos, e não temos dúvida, de que o que vimos nos dois dias vai fazer com todos retornem de forma energizada, cada vez mais focados em mudar a vida das pessoas. Somos Senac e vamos continuar fazendo a diferença”, enaltece o diretor Regional, há oito meses à frente da instituição de educação profissional.

“Parabéns ao Senac e toda equipe que participou da Jornada Pedagógica. Esse engajamento demonstra a excelência que a instituição está desenvolvendo em seus trabalhos e se preparando para um 2025 de sucesso. Queremos atingir muito além dos horizontes de 2024. Buscamos qualidade e, acima de tudo, a excelência que é própria do Senac”, finaliza Marcos Andrade, presidente do Sistema Comércio de Sergipe.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo