DestaquesInteriorizaçãoModaNotíciasUnidade Móvel

Unidade Móvel do Senac oferta cursos de Costureira e Corte e Costura em São Cristóvão

A iniciativa é uma parceria com a prefeitura do município, por meio da Secretaria de Assistência Social
Unidade Móvel do Senac oferta cursos de Costureira e Corte e Costura em São Cristóvão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) iniciou as turmas dos cursos de Costureira e de Corte e Costura na segunda-feira, 17, em São Cristóvão. A iniciativa foi possível por meio de parceria com a prefeitura do município, via setor de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Levar os cursos aos municípios de Sergipe é uma ação importante para a geração de oportunidades e possui um potencial transformador. A meta estabelecida pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac é levar ações para todos os municípios sergipanos, visando elevar a qualidade de vida da população. Este é o trabalho realizado pela Unidade Móvel (UM) do Senac, que apresenta resultados satisfatórios.

Segundo a secretária de Assistência Social de São Cristóvão, Lucianne Rocha, a oferta dos cursos atende a uma demanda do município, já que houve um crescimento na busca por qualificação profissional.

“Sempre tentamos adequar outras turmas para não deixar ninguém de fora. É uma forma de aperfeiçoar, muitas vezes, um trabalho que já é realizado de uma maneira informal por membros da população, e que agora possam credenciar e se propor no mercado de trabalho”, relatou.

edson O gerente da UM do Senac, Edson de Araújo, afirma que foram disponibilizadas duas turmas, uma no período da manhã e a outra no período da tarde, com qualificação para Costureira e Corte e Costura, respectivamente. Os cursos possuem duração de quatro meses.

“Estamos dando oportunidades de qualificação profissional para essas pessoas que desejam se inteirar na arte da costura. Serão futuras empreendedoras, pois se trata de um curso que possibilita, ao término dele, empreender, e já fazer peças próprias para a venda”, contou.

Sobre os cursos

As aulas são ministradas espaço da Casa de Costura, no Centro Histórico da cidade, de segunda a quinta pela manhã e tarde. Durante as sextas-feiras, o espaço é aberto ao público que queira desenvolver atividades.

A busca por conhecimento e qualificação profissional são passos necessários para o empreendedorismo. Dessa forma, é possível abrir portas para negócios individuais ou em grupo. Os cursos podem ajudar, principalmente, as mulheres chefes de família, em busca de independência financeira ou complemento da renda.

“Pensando nisso, o público prioritário é a mulher que está inscrita no Cadastro Único, que são chefes de família. Estimulamos o empreendedorismo e inserção delas no mercado. São oportunidades únicas para renda”, disse Edicarla Soraia, coordenadora de Inclusão Produtiva da Semas.

*Com informações da Secom /São Cristóvão.
Fotos: Heitor Xavier

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo