AprendizagemDestaquesItabaianaNotícias

Setembro Amarelo: Senac SE promove palestra sobre a importância de entender emoções e sentimentos

A proposta do bate-papo foi aproveitar o mês para reforçar que é necessário pedir ajuda quando precisar
Setembro Amarelo: Senac SE promove palestra sobre a importância de entender emoções e sentimentos

Nesta segunda-feira, 18, a psicóloga e analista do Núcleo de Promoção e Relação com Egressos (NPRE) do Senac Sergipe, Sílvia Conceição, esteve em Itabaiana, para conversar com os alunos da unidade, sobre o significado do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, que este ano tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”. O objetivo do bate-papo foi aproveitar o mês para chamar atenção sobre a importância de lidar com as emoções e sentimentos em todos os dias do ano.

emoções“Precisamos entender as nossas emoções, que são importantes e necessárias ao nosso dia a dia. E entender quando elas se transformam em sentimentos. É preciso soltar os sentimentos e não deixar para explodir quando já estiver cansado demais para carregar o peso. Nesse processo, é muito importante conversar e pedir ajuda”, disse Sílvia Conceição, informando sobre o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), que dá suporte para as pessoas que querem conversar, falar sobre as suas angústias.

A interação com os alunos começou com uma dinâmica sobre de como cada um estava se sentindo naquele momento. A aluna da Aprendizagem Rayka Ketlly Vieira de Menezes se sentiu bastante à vontade para citar o que passa como exemplo para os demais estudantes.

“Tenho quatro tipos de transtornos e o meu primeiro passo foi aceitar o que tenho e saber que consigo fazer coisas. Antes de passar por essa aceitação, eu me limitava e colocava a culpa no transtorno. Teve dias que eu ficava na cama, mas não é porque eu queria e sim por causa do que tenho. Procurei ajuda, tenho acompanhamento e hoje me aceito”.

De acordo com a psicóloga do Senac-SE, o Setembro Amarelo é exatamente importante para lembrar a necessidade discutir sobre a saúde mental sem julgamentos, enfatizando a importância do autocuidado e da necessidade de buscar ajuda especializada quando necessário. O bate papo aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, envolvendo dinâmicas de expressar os sentimentos, abraçar o colega ao lado e colocar uma bola de assopro o sentimento que cada um estava sentido no momento.

“Se são sentimentos bons, então vamos todos tentar deixá-los no alto, sem cair no chão. Lembrando que toda emoção é passageira. Se alguma demora, devemos investigar o que está acontecendo, porque não estamos conseguindo processá-la”, destacou a psicóloga Sílvia Conceição.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo