DestaquesInclusãoNotícias

Setembro Amarelo: Senac finaliza atividades de 2023 da campanha de valorização da vida 

As ações contaram com a participação de alunos os analistas pedagógicos da instituição
Setembro Amarelo: Senac finaliza atividades de 2023 da campanha de valorização da vida 
O Setembro Amarelo é uma campanha adotada no Brasil todo mês de setembro desde 2015, com objetivo de prevenção ao suicídio e conscientização sobre a saúde mental. Buscando aderir à campanha de forma efetiva, o Senac realizou durante todo mês de setembro do ano de 2023, ações que contaram com a participação de alunos os analistas pedagógicos da instituição.
vida de colaborador“O Senac contribuiu por meio de palestras interativas e dinâmicas de socialização, para a criação de uma cultura de compreensão mútua, que pode ser manifestada em atitudes de empatia, favorecendo o cuidado com a saúde mental”, afirmou a analista do Senac/SE, Silvia Conceição, que coordenou as ações.
Nos dias 05 e 06 de setembro as atividades foram iniciadas no CEP Aracaju com uma série de palestras com tema “Por Você, pela vida e pela saúde mental” para os alunos, apresentada por especialistas da psicologia e da educação. As palestras atentaram para os cuidados com a saúde mental, principalmente durante a juventude.
Dando continuidade às ações da campanha, em 15 de setembro, com propósito “cuidar de quem cuida” foram realizadas atividades com os analistas pedagógicos.
“Foi importante reconhecer o que sentimos, perceber que não somos máquinas, que ao passo que enfrentamos desafios, momentos difíceis, também podemos buscar maneiras de lidar com as pressões no dia a dia. Ou seja, buscar ajuda, bem como ser essa ajuda quando um colega está precisando”, comentou Silvia.
Outras Unidades 
A campanha do Setembro Amarelo “Por Você, pela vida e pela saúde mental” buscou atender as unidades do Senac Sergipe, em sua totalidade, incluindo os municípios alcançados pela Unidade Móvel, visando abranger uma grande quantidade de alunos, devido às estatísticas entre os jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua maior revisão mundial sobre saúde mental, apontou que em 2019 que cerca de 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental, sendo 14% da juventude
No dia 18, as atividades foram realizadas com os alunos em Itabaiana, com tema “Se precisar, peça ajuda!”, trazendo um bate-papo que chamou atenção sobre a importância de lidar com as emoções e sentimentos em todos os dias do ano.
“A ação colaborativa do Setembro Amarelo teve objetivo de potencializar não só as competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular, mas também fortalecer o conhecimento existente sobre autocuidado em ações preventivas para melhoria de saúde mental e emocional”, contou a analista pedagógica do Senac/SE, Marileide Martins.
Na unidade de Lagarto, as atividades ocorreram no dia 29 de setembro com tema “suicídio e pessoas neuroatípicas”.
“Trazendo o suicídio e pessoas neuroatípicas, com espectro autista ou TDAH. Foi muito interessante, muito satisfatório”, enfatizou a instrutora Marta Araújo.
A aluna Yasmin de Santana Santos, também esteve presente na ação e contou que a palestra a permitiu perceber melhor suas emoções.
“A psicóloga nos trouxe dinâmicas que ajudaram a como perceber e cuidar das nossas emoções e temperamentos”, pontuou.
“Aprendi a olhar a vida de uma forma mais leve, e principalmente a respeitar a dor do outro, não é porque não é comigo que vou achar que é frescura”, contou Júlia, aluna do curso de assistente administrativo em Lagarto.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo