DestaquesNotíciasTurismoVai Turismo

Senac Sergipe sedia edição internacional do Colóquio Master de Turismo

Evento acontece até dia 7, reunindo palestrantes de Portugal, Sergipe e outros estados brasileiros
Senac Sergipe sedia edição internacional do Colóquio Master de Turismo

Até a sexta-feira, 7, o Senac Sergipe estará sediando a realização do III Colóquio Master de Turismo (Comtur), evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), que nesta edição tem como tema central “Turismo e Inovação: Novas Tendências e Possibilidades de Mercado”. Na manhã de quarta-feira, 5, o diretor Regional interino do Senac Sergipe, Adalberto Trindade de Souto, e o superintendente da Fecomércio, Lucas Uriel, participaram da abertura do evento, que este ano é uma edição internacional, contando com a participação do professor da universidade de Coimbra/Portugal, Noberto Nuno Pinto dos Santos.

A coordenadora geral do III Comtur, a professora doutora Ilka Escaliante Bianchini, ressaltou que durante os três dias, serão realizadas palestras, oficinas, debates, reuniões fechadas e minicursos, com palestrantes de Portugal, Sergipe e de outros estados brasileiros.

“São eventos paralelos dentro do Comtur, nos quais discutiremos as mudanças que vêm ocorrendo no mundo nos últimos anos, em todos os setores, inclusive no turismo. As escolhas das pessoas hoje são feitas de forma diferente, e precisamos estudar essa transformação para que possamos continuar desenvolvendo um bom trabalho ao longo dos próximos anos. A nossa proposta é ajudar a formar essa ponte entre a academia e os resultados a serem alcançados”.

As ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac foram apresentadas resumidamente aos participantes, por Lucas Uriel.

“O nosso evento que já está consolidado como atrativo turístico do Estado é o Natal Iluminado, que na última edição, realizamos em Aracaju e em mais 15 municípios sergipanos. Este ano já realizamos o Carnaval da Família, participamos da Vila da Páscoa, trouxemos a Esquadrilha da Fumaça para se apresentar no aniversário da capital, sempre contando com parcerias do setor empresarial e governo do estado e prefeituras. Dentro do projeto Vai Turismo, desenvolvido pela CNC e colocado em prática pelas federações de cada estado, temos avançado no fortalecimento de duas rotas, a Religiosa, que envolve São Cristóvão e Laranjeiras, e a de Compras, nos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto”, relatou, destacando ainda o envolvimento de órgãos públicos, trade e gestões municipais.

“O tema escolhido para esta edição do evento é muito atual e extremamente relevante, pois o turismo precisa ser pensado de forma global. O Senac já vem há algum tempo desenvolvendo ações voltadas para o fomento ao turismo, na qualificação de mão de obra para atuar no setor, em parceria com órgãos públicos e instituições, na capital e no interior. Seguindo a orientação do presidente, Marcos Andrade, temos interiorizado nossas atividades, a exemplo do projeto Vai turismo, que envolve os quatro municípios citados por Lucas Uriel, e que os avanços alcançados chamaram atenção da Confederação Nacional do Comércio, a CNC, e demais Regionais do Senac. Entendemos que o trabalho que estamos desenvolvendo é inclusivo, pois preparamos pessoas mais carentes para atender bem o turista que chega em Sergipe”, frisou Adalberto Trindade de Souto.

A realização do Comtur está servindo de ambiente pedagógico para os alunos do curso Técnico em Eventos, que estão cuidando do credenciamento e recepção dos participantes, com a supervisão do instrutor Pablo César. O e evento acontece de forma híbrida – presencial e on-line – no auditório Hilton José Ribeiro, do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Aracaju.

“Todo evento sobre turismo é sempre bem-vindo e tem o apoio da Prefeitura de Aracaju, porque vem qualificar ainda mais todos que trabalham no setor. Nós precisamos disso, para avançar e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços que prestamos, discutindo sempre com toda a cadeia produtiva do turismo”, destacou o secretário Municipal de Turismo, Jorge Fraga.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo