O Senac Sergipe está entre as instituições que receberão o Selo ODS 2023 e o Prêmio Boas Práticas ODS, por atender metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. A entrega acontecerá a partir das 8h do dia 17, no auditório do Ministério Público Estadual, durante a solenidade de abertura do Encontro Estadual ODS.
O projeto apresentado e que garantiu as premiações ao Senac Sergipe foi o “Integrador de Turismo – elaboração de cardápio em Braile”, iniciativa de alunos de uma turma do curso de Garçom, que teve como instrutor Edelzio Santos. Os estudantes elaboraram o projeto e a acompanharam de perto a confecção das versões dos cardápios em braile para os Restaurantes Escolas do Senac e Bistrô Cacique Chá.
Dentro do segmento do Turismo, o curso de Garçom tem se mostrado como um importante vetor de desenvolvimento e qualificação para fortalecimento do eixo, no qual os estudantes aprendem desde ensinamentos básicos sobre hospitalidade, até comunicação, recepção, técnicas de vendas e afins.
“Mais do que desenvolver habilidades e competências, os cursos profissionalizantes do Senac incentivam um olhar diferenciado para o mercado de trabalho. Temos o compromisso de entregar ao mercado profissionais de excelência, com o compromisso social e de inclusão. A iniciativa dos alunos combate a invisibilidade de uma população, reduz a desigualdade e promove o bem-estar coletivo. O reconhecimento de boas práticas e o Selo ODS, representam cidadania e respeito. Isso muito nos orgulha”, enfatiza o diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales.
Selo e Prêmio
O Selo ODS é um o reconhecimento da ONU ao trabalho de organizações na implementação da Agenda 2030 para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já o Prêmio Boas Práticas ODS é um reconhecimento especial a ações e inciativas implementadas para promover o alcance efetivo dos ODS em Sergipe.
Objetivos
Estabelecidos durante sua 70ª Assembleia Geral da ONU, realizada em setembro de 2015, em Nova York, os ODS abrangem questões, desde erradicação da pobreza até igualdade de gênero, saúde, educação, ação climática e justiça social. São eles:
1 Erradicação da Pobreza
2 Fome Zero e Agricultura Sustentável
3 Saúde e Bem-Estar
4 Educação de Qualidade
5 Igualdade de Gênero
6 Água Potável e Saneamento
7 Energia Limpa e Acessível
8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 Redução das Desigualdades
11 Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 Consumo e Produção Sustentáveis
13 Ação Contra a Mudança Global do Clima
14 Vida na Água
15 Vida Terrestre
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 Parcerias e Meios de Implementação
Esses objetivos são interconectados e visam abordar os desafios globais de maneira abrangente e colaborativa.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.