Na manhã de sábado, 3, o diretor Regional Adjunto do Senac Sergipe, Manuel Leal, representou a instituição no lançamento da programação do Dia de Cooperar, realizado no auditório do Hotel Arcus, na Atalaia. O evento, promovido pelo Sistema Ocese (Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe), contou com duas palestras e homenagem às cooperativas e parceiros que participaram do “Dia C em 2022”.
São milhares de ações, projetos e iniciativas voluntárias que promovem a responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, beneficiando muitas pessoas e comunidades onde estão inseridas e por isso fazem o ‘Dia C’ ser o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil.
“Queremos destacar que essa é uma ação importante, para lembrarmos que o Dia de Cooperar deve ser todos os dias. No Dia C, realizamos ações que podem ser simples, mas que fazem uma diferença enorme na vida de quem atendemos. Planejamos e executamos ações que não seriam possíveis sem a participação das cooperativas e dos nossos parceiros. A todos vocês, muito obrigado”, destacou o presidente do Sistema Ocese, na abertura do evento.
Representando o Movimento Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Sergipe, Nínive de Paula Moreira destacou os passos dados no Estado.
“O ODS é um movimento social, constituído por voluntários, apartidários, que abraça todos os tipos de religião e a diversidade, com o propósito de unir forças para contribuir para que os objetivos sejam atingidos, em nível mundial, nacional e estadual, municipal até 2030. Queremos transformar o Brasil em referência mundial no alcance dos ODS, envolvendo governos, empresas e a sociedade civil. E quero deixar aqui uma indagação para todos: O que temos feito para melhorar o mundo?”, ressaltou.
A consultora em sustentabilidade e estratégia ESG, Roselene Rosado, proferiu palestra sobre “Cooperativas + ESG – uma agenda pela prosperidade”.
“A última vez que estivemos em equilíbrio, sem dever a natureza foi em 1972. No último levantamento feito, que foi em 2022, para estarmos equilibrados precisaríamos de um planeta Terra e mais 0,75. Ou seja, é preciso equacionar o problema, entendendo a importância do desenvolvimento sustentável. Hoje, todos são responsáveis pelo meio ambiente, quem agride e quem consome os produtos de quem agride, a responsabilidade é compartilhada entre todos”, informou, complementando que os critérios da Evolução da Sustentabilidade na Agenda Global (ESG), mede a conduta da empresa responsável.
Encerrando o evento, foram homenageados parceiros e cooperativas que participaram do Dia de Cooperar (Dia C), no ano passado.
“Muito gratificante estar aqui nesta manhã para receber essa homenagem em nome do Senac, que além de educar para o trabalho, transforma vidas, dando dignidade aos alunos que passam por nossas salas de aula. Apoiar movimentos como este, que estimula o voluntariado, promovendo atividades de saúde, autocuidado, culturais, dentre outras voltadas para a população, principalmente os mais carentes, reforça o papel do Senac de incluir, de acolher, de ajudar”, ressaltou Manuel Leal.
“Dia C”
O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. A ação acontece em julho, mês em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo (4 de julho).
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.