O Senac Sergipe participou do encontro do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), promovido no dia 9 de novembro, pelo Banco do Nordeste em Porto da Folha. A iniciativa busca amparar e incentivar os pequenos produtores do alto sertão sergipano.
“Durante o período de três anos, nós trabalhamos intensivamente, para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Um dos nossos principais objetivos, é a diminuição do custo da cadeia de produção e o melhoramento genético. Através das instituições parceiras, foram realizados cursos de manejo do gado leiteiro, cursos de máquinas e equipamentos agrícolas, inseminação artificial, ordenha mecânica”, afirmou o agente de Desenvolvimento da Superintendência Estadual de Sergipe, David Oliveira.
O evento em Porto da Folha marcou o encerramento do primeiro ciclo do Prodeter. Através do programa, foram conquistados dados expressivos, como o aumento em 60% da produção de leite. Estiveram presentes mais de 100 produtores rurais cadastrados. “Para o novo ciclo, iniciaremos outras parcerias, como é o caso do Senac, que vai ofertar cursos de capacitação para o aproveitamento do leite”, comentou David.
O Senac Sergipe realizou uma proposta de incentivo ao programa: será fornecido todo o aparelho do Senac Glória, visando, dessa forma, atender as demandas dos pequenos produtores e suas esposas, ofertando cursos e formações relacionadas aos produtos derivados do leite.
“Oferecemos a possibilidade desses produtores realizarem a melhoria da produção dos derivados do leite, dos diversos produtos. E a partir disso, agregar ainda mais valor ao produto, visando emprego e renda”, pontuou o gerente da Divisão de Educação Profissionalizante do Senac|SE, Adalberto Trindade Souto.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.