O Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Infraestrutura (NEAI) do Senac SE esteve presente no 1º Encontro Nacional Sesc e Senac de Arquitetura & Engenharia, nos dias 8 e 9 de outubro de 2024, realizado na sede do Departamento Nacional (DN), no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo conectar ideias e pessoas, multiplicar conhecimentos, reforçar objetivos e desafios comuns ao Sesc e ao Senac, bem como inspirar o trabalho com melhores práticas e soluções inovadoras e sustentáveis.
O Departamento Regional de Sergipe foi representado pelos engenheiros Priscila de Carvalho Melquíades Oliveira e Flávio Ricardo Freire Freitas Andrade, que trouxeram novidades para o corpo técnico e direção da entidade, e que podem ser aplicadas nos próximos empreendimentos a serem edificados pela instituição.
“O evento trouxe de forma técnica e lúdica sobre como devemos observar as novas perspectivas dos nossos clientes e usuários do presente e futuro, através do foco nas pessoas, sentimentos, sustentabilidade e inovação. O encontro apresentou também os nossos processos de concretização dos projetos e contratações de serviços, além de como estruturar de forma eficiente e eficaz um ambiente de networking entre os regionais Sesc e Senac”, destacou a gerente do NEAI, Priscila de Carvalho Melquíades Oliveira.
“O encontro superou as expectativas e foi muito organizado, pois nos proporcionou várias oportunidades para aprender, adquirir informações e discuti-las profissionalmente entre todos os regionais das duas entidades, Sesc e Senac. Além disso, diante de todo engajamento das pessoas, me fez ampliar a visão de como podemos melhorar nossas atividades no dia a dia, a fim de atender a missão que temos de educar para o trabalho de forma inovadora, sustentável e inclusiva”, enfatizou o engenheiro Flávio Ricardo Freire Freitas Andrade.
De maneira adicional, Priscila Melquíades destacou que os participantes puderam presenciar a experiência de implantar a reforma das carretas/Unidades Móveis e compartilhar com os demais regionais.
“Além disso, dispomos da oportunidade de expor nossa experiência ao aplicar alguns sistemas sustentáveis em nossos empreendimentos, como reutilização de água de chuva e esgoto, separação de água e óleo, aquecimento de água com placas solares, sistema de climatização tipo VRF, sistema de renovação de ar nos ambientes, etc.”
Palestras e Cases
No encontro foram apresentadas palestras e cases, como Metodologia de customer experience para projetos de Arquitetura e Engenharia, Neuroarquitetura e relações com construções mais inteligentes e sustentáveis, o pré-moldado como estratégia para uma construção mais eficiente e o papel do BIM, soluções sustentáveis para redução de custos operacionais em edificações, IA: Uso responsável e aplicabilidade para arquitetos e engenheiros, a vida de um projeto no Sesc e Senac, projeto de padronização de unidades (case Senac PR) e outras formas de contratação (cases Senac SP e Sesc BA).
Com o objetivo de divulgar todo o trabalho técnico anual realizado pelo Grupo Técnico de Engenharia e Arquitetura do Senac, do qual o DR de Sergipe faz parte, foi publicada em primeira mão durante o encontro, o Manual de Boas Práticas em Engenharia e Arquitetura. A proposta é que sejam realizados estudos aprofundados sobre padronização e compartilhamento de melhores práticas inerentes ao desenvolvimento de projetos, acompanhamento e controle de obras, manutenção das unidades e de outras matérias correlatas.
“O mercado apresenta constante transformação com o advento das novas tecnologias e que os profissionais precisam continuar estudando e se atualizando sobre os novos métodos construtivos, a fim de buscar não só a economia financeira ao final do empreendimento, como também as boas práticas de construção e visando principalmente, a sustentabilidade e o meio ambiente”, finalizou a gerente do NEAI.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.