A gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Inovação Educacional (NDIE), do Senac-SE, Cristiane Tavares, recebeu na tarde de terça-feira, 10, as representantes do Movimento Nacional ODS em Sergipe, Sandra Sena e Izabella Matos. O encontro foi para fazer a adesão da instituição de educação profissionalizante ao movimento, que visa cumprir.
“A nossa proposta é aplicar o máximo possível, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aos nossos projetos integradores, para que eles já sejam apresentados conforme esses indicadores, que fazem parte da Agenda 2030, aprovada pelos países membros da ONU. Assim prepararemos os alunos para que tenham atitudes sustentáveis e consciência de responsabilidade social, para o mundo”, enfatizou Cristiane Tavares.
Além da adesão ao Movimento ODS, o Senac Sergipe está concorrendo ao Selo ODS 2023.
“É um reconhecimento às iniciativas das organizações públicas, privadas, pessoas físicas e da sociedade civil, que realizam ações que se enquadram dentro dos 17 objetivos do movimento, visando uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Para obter o selo é necessário inscrever projetos da instituição, que atendam algum dos índices do movimento. Esses projetos serão avaliados por uma comissão, que fará a chancela do selo”, enfatizou Izabella Matos, coordenadora de projetos do Movimento Nacional ODS em Sergipe.
Movimento ODS
O Movimento ODS é constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
“Todos devem entender que têm responsabilidade e desenvolver a consciência social. O movimento tem o compromisso de fomentar o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada por 193 países membros da Organização das Nações Unidas – ONU”, informou Sandra Sena, coordenadora geral do Movimento Nacional ODS em Sergipe.
Os ODS
Os ODS foram estabelecidos durante sua 70ª Assembleia Geral da ONU, realizada em setembro de 2015, em Nova York. Eles abrangem uma ampla gama de questões, desde erradicação da pobreza até igualdade de gênero, saúde, educação, ação climática e justiça social. São eles:
1 Erradicação da Pobreza
2 Fome Zero e Agricultura Sustentável
3 Saúde e Bem-Estar
4 Educação de Qualidade
5 Igualdade de Gênero
6 Água Potável e Saneamento
7 Energia Limpa e Acessível
8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 Redução das Desigualdades
11 Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 Consumo e Produção Sustentáveis
13 Ação Contra a Mudança Global do Clima
14 Vida na Água
15 Vida Terrestre
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 Parcerias e Meios de Implementação
Esses objetivos são interconectados e visam abordar os desafios globais de maneira abrangente e colaborativa.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.