A abertura da Semana da Sergipanidade, na segunda-feira, 23, cumpriu com o prometido e apresentou diversos atrativos culturais e gastronômicos, permitindo ao público uma verdadeira imersão no que Sergipe tem a oferecer. O evento foi organizado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, através do Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (Cetur), Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe).
Até o dia 29, a Praça Fausto Cardoso será palco de apresentações, culinária e muita cultura, com uma programação que envolve a capital e mais 20 municípios sergipanos.
“A Semana da Sergipanidade visa enaltecer a arte, a cultura, as tradições, a culinária local, o artesanato sergipano, o modo de ser da nossa gente. Aqui na praça, temos diversas opções de gastronomia para explorar, temos as casas dos municípios, cada um com sua particularidade, teremos apresentações musicais e culturais de diversas cidades. Tudo isso com o foco de fortalecer a nossa identidade cultural, ressaltando nossas características e particularidades, estimulando cada vez mais o sentimento de sergipanidade nas pessoas. Além de fortalecer a movimentação nas lojas do Centro Comercial de Aracaju, elevando nossa cadeia produtiva e gerando emprego e renda para as pessoas”, disse Fernando Carvalho, presidente interino do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a importância de eventos como esse, que ocorrem na praça Fausto Cardoso, para o fortalecimento e revitalização do Centro Comercial de Aracaju.
“Este é mais um evento maravilhoso que se inicia no Centro da nossa cidade. Com a Semana da Sergipanidade, apresentamos para os próprios sergipanos aquilo que temos de melhor em nosso estado, como a produção cultural, artística, a culinária, os diversos costumes e fazeres do nosso povo. Além disso, trata-se de um evento que atrai turistas, movimentando o Centro de Aracaju e contribuindo para o impulsionamento do comércio central da cidade”.
O Senac embarcou na semana, e vai ressaltar as riquezas do turismo gastronômico sergipano.
“Não poderíamos deixar de estar presente nesta Semana da Sergipanidade e Senac promoverá oficinas gastronômicas e aulas shows, além de roda de conversa sobre o turismo no Estado, contribuindo com esse evento que destaca o que Sergipe tem de bom, além de movimentar o Centro de Aracaju, atraindo os moradores e turistas para a praça Fausto Cardoso. Essa região é belíssima e o Sistema Fecomércio vem trabalhando para que o Centro volte a ser movimentado, gerando trabalho e renda”, ressaltou o diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales.
O presidente da Cetur, Fábio Andrade, descreveu ponto a ponto o que a Semana da Sergipanidade está disponibilizando para o público, das 17h às 22h, até o próximo domingo.
“Essa semana é o resultado da somação de forças da Fecomércio, do Estado e do município. As pessoas poderão conhecer um pouco das riquezas de municípios sergipanos, a nossa cultura, gastronomia. Incluído na programação, teremos aulas show e oficinas de gastronomia, a Praça Encantada que permanece montada para a garotada, a Vila “Bom di Cumê”, organizada pela Abrasel, a vila dos municípios, e ainda teremos apresentação de Barco de Fogo e passeio de to-to-tó. Tudo isso para que o povo tenha o sentimento e orgulho de ser sergipano”.
Um só Sergipe
Um só Sergipe
A vila dos municípios, uma cidade cenográfica que conta com a participação de 20 cidades, encantou a todos, exibindo as particularidades de cada localidade. As prefeituras de Itabaiana, Santana do São Francisco, Lagarto, Divina Pastora, Carmópolis, Boquim, Canindé de São Francisco, Estância, Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaianinha, Tobias Barreto, Cedro de São João, Propriá, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Poço Verde, Simão Dias, Pacatuba e Nossa Senhora do Socorro, participam do evento, apresentando aos visitantes os principais aspectos culturais e artísticos de suas cidades.
Já no primeiro dia de evento, a praça ficou lotada de crianças, jovens e adultos, numa noite prestigiada por diversas autoridades e que contou com show da dupla Chiko e Rogério.
Confira toda a programação do Senac-SE para a Semana da Sergipanidade, clicando aqui.
*Com informações da Fecomércio
*Com fotos da Ascom/Fecomércio
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.