O diretor regional do Senac/SE, Marcos Sales, acompanhou na manhã desta sexta-feira, 11, no auditório da Prefeitura de Aracaju, o anúncio da programação do Natal Iluminado 2022, que este ano tem como tema “Família, amor e paz”. Os detalhes do evento, que chega a sua 6ª edição com ampliação de dias e mais atrativos para o público sergipano e para os turistas, foram apresentados pelo superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves.
“Teremos mais atrações, novas decorações e atrativos nas três praças, na Fausto Cardoso, na Almirante Barroso e na Olímpio Campos. Isso graças as parcerias firmadas, com empresas e com a Prefeitura de Aracaju, que entra com todo o apoio logístico, como limpeza e segurança, para que possamos realizar este grande evento, que é o Natal Iluminado. Serão 49 dias de festa, com muitas atrações”, destacou.
O prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a importância do projeto natalino para a geração de emprego e renda na cidade, e do apoio que recebeu, do então presidente da Federação do Comércio, deputado federal e senador eleito, Laércio Oliveira, que participou do evento.
“O Natal Iluminado está consolidado e se fortalece a cada ano. Aracaju está virando um ponto turístico nesta época do ano e é justamente o que buscamos fazer, desde 2017, quando iniciamos o projeto em parceria com a Fecomércio, com o apoio de Laércio. O evento movimenta o turismo e contribui para a geração de emprego e renda”, enfatizou.
O presidente em exercício do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Alex Garcez ressaltou que o Natal Iluminado é hoje o maior do país.
“Nós falamos que é o maior Natal do país, pois é social, gratuito e sem fins lucrativos. Vamos ter várias oficinas do Senac, vamos ter 11 desfiles na praça, que chamamos de Arena Natal Iluminado, além de várias atrações artísticas no palco, iluminação na frente da catedral e a Ave Maria cantada na frente da Igreja, sempre às 18h, em alguns dias da semana.”, relatou, agradecendo ao Conselho do Sistema Fecomércio, que entende a importância e sempre aprova o projeto.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, que cumpre agenda na Confederação Nacional do Comércio- CNC, enviou mensagem na qual ressalta a iniciativa do Natal Iluminado, como um marco importante para a população de Aracaju e traz resultados positivos para a economia do estado.
“O Natal Iluminado faz com que todos nós nos sintamos melhores, de corpo, alma e espírito, estimulando a cristandade e caridade, com o ambiente que planejamos na decoração das praças, e isso pegou bem, a ponto de se ultrapassar seus objetivos de decoração e ambiente de convivência, se tornando um mecanismo de estímulo ao funcionamento das lojas, fortalecimento da economia do comércio, serviços e turismo, e gerador de empregos para as pessoas no final do ano. O Natal Iluminado é um projeto que traz ganhos para todos em nossa sociedade”.
Carreta Escola no Natal Iluminado
Antes mesmo da abertura oficial do evento, que acontecerá às 18h do dia 19, o Senac iniciará as suas atividades, ofertando oficinas e cursos na Unidade Móvel de Turismo e Hotelaria. As capacitações começam na segunda, dia 14, e prossegue até o dia 22 de dezembro.
“Além dos três cursos e das 25 oficinas, que são oportunidades para quem quer ter uma renda extra ainda neste final de ano, pois estão voltados para a gastronomia natalina, estaremos com Restaurante Senac Bistrô Cacique Chá funcionando à noite. No dia da abertura do Natal Iluminado, a partir das 18h, o restaurante terá um buffet de comidas natalinas. E depois, a cada semana, haverá buffets temáticos”, informa Marcos Sales.
O lançamento do Natal Iluminado contou ainda com as presenças do Diretor Regional Adjunto do Senac/SE, Manuel Leal e do diretor da Divisão Administrativa Financeira (DAF), André Gusmão e de conselheiros do Sistema Fecomércio, além de diversas autoridades e representantes de empresas parceiras.
Família Amor e Paz
As luzes do Natal Iluminado 2022 – Família, Amor e Paz serão acesas às 18h do dia 19 deste mês e se estenderá até o dia 6 de janeiro de 2023. O Sistema Fecomércio investirá R$ 3,3 milhões em ornamentação, com 5,5 milhões de pontos de luz que vão decorar 250 peças e iluminar mais de 300 árvores espalhadas nas três praças.