Colaboradores das diversas áreas do Senac-SE acompanharam na tarde de sexta-feira, 5, o webinar sobre o “Processo de elaboração do Plano Senac Brasil 2024-2027”, que teve a participação de equipes de todas as regionais do país. Mediado por Danielle Bernadinho, do Departamento Nacional, o evento contou com palestra do consultor em OKR e gestão ágil, Thomaz Ribas, que apresentou em detalhes como funciona a metodologia OKR (Objectives and Key Results).
Trata-se de uma das ferramentas de gestão de desempenho mais eficientes do mundo, criada com a finalidade de alinhar os resultados da organização e das equipes com a visão e a estratégia de longo prazo. A metodologia tem como objetivo principal alinhar as metas e direcionar o esforço de toda a organização para alcançar resultados significativos.
“O primeiro passo é traçar o objetivo, depois estabelecer os resultados que pretende alcançar e as iniciativas que serão tomadas para atingir a meta estabelecida, com flexibilização de avaliação em tempo mais curtos para rever o planejamento de todo processo e realinhar as definições para obter melhores resultados. E nesse processo, é importante a participação e envolvimento de todos”, citou o consultor.
Integrante da Assessoria de Planejamento e Controle do Departamento Nacional do Senac, Erika Rocha agradeceu a participação de todos.
“Quero destacar o papel importante que os Senac’s regionais tiveram para que fizéssemos a pesquisa de tendência e cenários, para auxiliar na elaboração do Planejamento Estratégico 2024-2027. O nosso objetivo é transformar o Senac numa máquina mais forte, contando com a participação das Diretorias Regionais”.
De acordo com a gerente do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR) da regional Sergipe, Adriana Rodrigues, a metodologia já está sendo utilizada para o próximo ciclo do Planejamento Estratégico do Senac.
“Começamos os trabalhos aqui do regional, acompanhados pelo Tomaz Ribas e pela tutoria do Departamento Nacional, para corrigir todas as falhas. Nesse processo, precisamos da receptividade, parceria, comprometimento e apuração dos resultados, das equipes de todas as áreas envolvidas. A metodologia antiga só permitia a avaliação dos resultados, quando fechava o ciclo, e agora entramos num novo processo, mais ágil e que precisa de contato permanente entre as diversas áreas”.
“É saber acompanhar o planejamento e corrigir essas distorções para que o objetivo seja alcançado, dentro do prazo estabelecido. Observamos que as estatísticas sobre resultados de projetos revelam que 80% deles não são concluídos no prazo, nem finalizados no valor estimado. Precisamos do esforço de todos para mudar essa realidade”, completou o diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.