Com o objetivo de dialogar sobre a formação de uma atualização do modelo pedagógico e diretrizes de aprendizagem, de acordo com as mudanças ocorridas no mercado de trabalho, analistas pedagógicos do Senac/SE estiveram reunidos no dia 4 de agosto.
Representantes de todas as unidades- Aracaju, Itabaiana, Propriá, Tobias Barreto, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Unidade Móvel – participaram do momento de alinhamento do planejamento pedagógico.
“O modelo pedagógico é nossa referência para o plano de cursos. É necessário esse alinhamento para que possamos compartilhar com os nossos alunos as competências necessárias do fazer profissional”, contou Renata Priscila, analista pedagógica.
O modelo utilizado pelos cursos foi implementado em 2014 em todas as sedes regionais do Brasil. Contudo, o mercado de trabalho está em constante atualização, cada vez mais acelerada devido às novas tecnologias.
“Nós formamos para o mercado de trabalho, então precisamos seguir as atualizações propostas pelo Departamento Nacional. Essa formação consiste em uma série de informações de atualização, primeiramente para o corpo pedagógico do Senac, que são os analistas pedagógicos dos gerentes e, possivelmente, vamos estender ao corpo docente do Senac. Todos os instrutores do Senac Sergipe irão experienciar essa formação de atualização do modelo pedagógico”, explicou Rafael Ramos, analista pedagógico.
Rafael Ramos ressaltou ainda que esta nova atualização leva em consideração a diversidade de alunos.
“Precisamos considerar a diversidade entre nossos alunos, atuais e futuros. A inclusão social é foco no Senac”, enfatizou.
Uma das características dos Cursos do Senac é a rotatividade de público, e segundo a analista pedagógica, Shirlayne Lopes, o objetivo é padronizar os modelos de implementação de aprendizagem.
“Precisamos alinhar nossas ações, os fazeres pedagógicos, os ambientes pedagógicos. O modelo exige desenvolvimento de competências para entregarmos ao mercado de trabalho profissionais qualificados. E esse vem justamente nos capacitar para essa entrega”, disse.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.