O gerente do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Aracaju, Antônio Santana, representou a instituição no Encontro das Empresas de Segurança Privada Região Nordeste (Enesp), que acontece nesta quinta, 18 e sexta, 19, no Hotel Vidam, em Aracaju, onde foi montado um estande para divulgação dos cursos ofertados pela unidade. O evento foi organizado pelo Sindicato das Empresas de Segurança Privada de Sergipe (Sindesp-SE), em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), visando discutir os rumos do setor na região e no cenário nacional.
A abertura aconteceu na manhã desta quinta, com o Hino Nacional tocado pela Orquestra Sanfônica de Aracaju e foi prestigiada pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade; pelo governador do Estado, Fábio Mitidieri, secretários, empresários e outras autoridades.
O presidente do Sindesp-SE, Sandro Moura, destacou que foram programadas três palestras para os empresários do segmento, com temas importantes para as empresas de segurança privada.
“Para nós de Sergipe é uma grande satisfação, uma honra receber os maiores empresários da segurança privada do Brasil, principalmente da região Nordeste. Nesta terceira edição do evento, estamos debatendo temas de grande relevância para o nosso setor, a exemplo da reforma tributária, que está tramitando no Congresso Nacional e as alterações da CLT que ocorreram recentemente”.
Nesta edição do Enesp Nordeste, foram programadas palestras com o doutor em Direito do Trabalho, Eduardo Pragmácio Filho, sobre as relações trabalhistas entre as empresas e colaboradores à luz da constituição e legislação do trabalho, e do senador Laércio Oliveira, sobre a reforma tributária e seus impactos sobre as empresas do segmento, e sobre o Estatuto da Segurança Privada, cujo projeto o senador pediu seu desarquivamento no Senado Federal. A terceira palestra é do delegado federal, Cristiano Campidelli, coordenador-geral da Diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal, e responsável pela gestão estratégica nacional do Sinarm e empresas de segurança privada.
A importância da realização do encontro em Sergipe, num momento em que há uma somação de forças para alavancar o turismo no Estado, foi destacada pelo presidente da Fecomércio.
“Um dos pontos relevantes para fomentar o turismo, principalmente o de eventos, é garantir que Sergipe é seguro para quem nos visita. O governador está empenhado em fortalecer o turismo de eventos e de negócios, e a rede de segurança privada, legalizada, é essencial nesse processo”, enfatizou Marcos Andrade, destacando que há anos já abraça a causa da organização das empresas de segurança particular em Sergipe.
“Quando fomos presidente da Junta Comercial de Sergipe, já combatia a segurança privada ilegal. Fomos na época à Polícia Federal e fizemos um convênio para que toda empresa de segurança privada tivesse o alvará da PF, respeitando o que era previsto em lei. E este encontro mostra que os objetivos foram alcançados”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.