O Senac, órgão integrante do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, está com um estande montado na Exposição e Feira Agropecuária e Empresarial de Lagarto (ExpoLagarto). No local, instrutores e alunos da instituição oferecem os serviços de corte de cabelo, maquiagem e massagem gratuitamente para os visitantes. O Senac também participa da programação de palestras do evento, que acontece até o próximo dia 11 no Parque Nicolau de Almeida.
Segundo a instrutora responsável pelos cursos do segmento Beleza, Maria Helena Martins, foram mobilizados alunos e instrutores das turmas de Maquiagem e Massagem da Unidade Senac Aracaju: “O objetivo é que eles atendam à comunidade com a prática adquirida em sala de aula e esta tem sido uma boa oportunidade para eles”.
Já da Unidade Senac Lagarto participam os alunos e instrutores do curso de Cabelereiro, o mais procurado naquela região. “A participação do Senac na ExpoLagarto é importante por oferecer serviços gratuitos aos visitantes, sobretudo às pessoas de baixa renda, que são as que mais procuram o nosso espaço. É também uma oportunidade para a instituição divulgar seus cursos e seu trabalho de uma maneira geral”, disse Jussara Alice Ramos, auxiliar operacional da Unidade Senac Lagarto.
O desempregado José Carlos dos Anjos foi o primeiro a experimentar o serviço de corte de cabelo na abertura do estande. Satisfeito com o resultado, José Carlos elogiou a equipe do Senac. “Fizeram um excelente trabalho. Estão de parabéns por oferecer isso de graça para as pessoas”, declarou.
A agricultora Edna Oliveira Alves foi ao evento especialmente desfrutar dos atrativos do estande. “No dia da abertura da feira, vi que o Senac tinha um espaço montado aqui. Procurei na internet a programação, e hoje vim só aproveitar. Já fiz a massagem e agora vou fazer a maquiagem. Está tudo muito bem feito”, aprovou Edna.
A aluna do curso de Massagista, Jucinéia dos Santos, disse que tanto o público quantos os alunos saem ganhando com essa iniciativa: “Como aluna, tem sido uma boa oportunidade de aprender mais e praticar mais. E trazer a massagem para essas pessoas é algo muito legal, pois muitas delas nunca tiveram acesso a essa prática”.
Horta Sustentabilizadora
Além dos serviços gratuitos, o estande é também local de exibição da “Horta Sustentabilizadora”, um projeto desenvolvido pelos alunos da Unidade Senac Lagarto vencedores da Gincana Senac Aprendiz Sustentável, realizada no mês de junho.
A ideia nasceu da conversa com moradores da região, que gostariam de diminuir os gastos com a compra de ervas, temperos e vegetais, mas não dispunham de espaço em casa para o cultivo dos mesmos. Daí surgiu a “Horta Sustentabilizadora”, uma criação que permite o cultivo vertical, em espaço restrito e com uma simples manutenção.
“Essa invenção traz uma série de vantagens, dentre elas a redução do consumo de água, a reutilização da água da chuva e o reaproveitamento de materiais. Com ela, esperamos levar para os cidadãos, principalmente das grandes cidades, um método de cultivar o que se deseja em pouco espaço e com qualidade”, explicou Josué dos Santos Araújo, um dos alunos responsáveis pelo projeto.
Palestras
O Senac também está presente na programação de palestras da ExpoLagarto no dia 09 de setembro com “Manipulação segura de alimentos”, ministrada pelo instrutor Cássio Campos, e no dia 10 com o tema “Erradicação da fome através dos derivados da mandioca”, pelo palestrante Amintas Diniz Dantas.
Segundo Cássio Campos, instrutor do segmento Turismo e Hospitalidade, o público-alvo de sua palestra são comerciantes de bares e restaurantes e demais interessados que vendem alimentos: “A Anvisa exige que essas pessoas devem ser capacitadas quanto às boas práticas na manipulação dos alimentos. Então eu abordo a questão do armazenamento, da refrigeração, do comportamento do manipulador, das doenças transmitidas pelos alimentos, higienização de hortifrúti e utensílios, e também em relação à estrutura física dos ambientes de manipulação, como o piso adequado, o revestimento das paredes, o descarte do lixo, dentre outros tópicos importantes”.
ExpoLagarto
Com a expectativa de atrair um público de 60 mil pessoas nos cinco dias de evento e movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios em longo prazo, a ExpoLagarto é uma reformulação das antigas feiras agropecuárias que aconteciam na cidade reunindo, nesta primeira edição, representantes dos cinco setores da economia (agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços). “A partir deste novo conceito, buscamos fechar parcerias com órgãos como o Senac, que prestam um serviço à sociedade, para abrilhantar ainda mais o evento”, explicou o secretário da Prefeitura Municipal de Lagarto, William Fraga.