Na manhã de segunda-feira, 24, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade e os diretores Regional do Senac, Marcos Sales, e de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, receberam o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral e técnicos da Educação. O encontro foi para avançar nas tratativas do convênio com o Senac, visando ofertar cursos profissionalizantes para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual e concludentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Tratamos de mais uma etapa para avançarmos com a ações que são realizadas em conjunto com a Fecomércio, com a proposta de qualificar os nossos jovens para o mercado de trabalho. Já temos a formação científica que é oferecida nas escolas, e com o Senac, ofertaremos a qualificação profissional, de acordo com a demanda de empregos. Estamos alinhando pontos para fazermos a efetivação dessa parceria. Em cada município, os cursos selecionados atendem à demanda local reprimida, onde há necessidade de uma mão de obra a ser absorvida. Precisamos otimizar os investimentos para poder inserir o máximo possível desses jovens no mercado de trabalho”, destacou o secretário.
A assinatura do convênio, que envolve o Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação e de Assistência Social e Cidadania, está agendada para o dia 7 de agosto, no Ginásio Constâncio Vieira.
“Somos um eterno parceiro do Governo do Estado e por meio do secretário de Educação, nosso amigo Zezinho Sobral, e da primeira-dama Érica Mitidieri, que é responsável pela Assistência Social, estamos desenvolvendo esse convênio para que possamos aperfeiçoar os alunos da rede pública. É algo nobre e diferente que está sendo feito, que é profissionalizar com a excelência e reconhecimento que o Sistema S, os estudantes da rede pública do Estado”, enfatizou o presidente Marcos Andrade.
Com início previsto para agosto, num primeiro momento serão ofertadas 1.260 vagas em escolas estaduais de 30 municípios sergipanos, que serão atendidos pelas unidades do Senac Sergipe, da capital e do interior, inclusive por meio da Unidade Móvel (UM).
“Estamos ampliando os investimentos para atender o Governo do Estado, contratando instrutores e adquirindo materiais. Estaremos, neste primeiro momento, ofertando mais de 1,2 mil vagas em diversos cursos, onde alcançaremos alunos de 30 municípios sergipanos, cumprindo a nossa missão, que é educar para o trabalho. Esse é o início deste convênio que, dentro de dois anos, deverá profissionalizar até seis mil estudantes da Rede Pública Estadual”, informou Marcos Sales, Diretor Regional do Senac/SE.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.