Na manhã desta quarta-feira (12), o Senac Sergipe recebeu membros da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe (Sindijor) em reunião para dialogar sobre o curso de Rádio e Televisão. O encontro teve como foco principal a necessidade de discutir o conteúdo do curso às condições de atuação no mercado, respeitando as atividades privativas dos jornalistas e delimitando as funções dos técnicos na área.
Durante a reunião, que contou com a participação dos jornalistas Paulo Souza, Ronaldo Sales e Caroline Santos, foram abordados pontos importantes sobre a formação dos profissionais que atuam em rádio e televisão.
Caroline destacou a importância de uma formação que não apenas forneça conhecimentos técnicos, mas que também respeite as atribuições legais de cada profissão.
“É fundamental que o curso de Rádio e TV aborde as especificidades do trabalho do jornalista, garantindo que os alunos compreendam suas funções e responsabilidades. Ao mesmo tempo, precisamos definir de forma precisa o papel dos técnicos, que são essenciais, mas que devem atuar dentro de suas competências”, pontuou.
O diretor Regional do Senac, Nilson Lima, confirmou o compromisso da instituição em oferecer uma formação que valorize tanto a prática quanto a teoria e pontuou sobre a colaboração positiva do Sindijor.
“A cooperação com o Sindicato é essencial para que possamos construir um curso que respeite as especificidades de cada função e prepare nossos alunos para o futuro. Não há interesse do Senac em diminuir a atuação profissional de nenhuma categoria, não temos interesse em confrontar. Vamos traduzir nossos esforços em dirimir quaisquer arestas”, concluiu Nilson Lima.
Participaram ainda da reunião, o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade Souto, o coordenador do curso de Rádio e Televisão, Cláudio Cândido, e a assessora de Comunicação, Amália Roeder.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.