DestaquesNotícias

Senac dialoga sobre inovação e criatividade com diretor da USP

A intenção é fazer um intercâmbio entre as entidades, visando auxiliar os alunos e egressos a desenvolverem suas habilidades
Senac dialoga sobre inovação e criatividade com diretor da USP

O diretor de Educação Profissional do Senac Sergipe, Adalberto Trindade de Souto, esteve reunido com o diretor de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Garcia, durante visita ao Estado de Sergipe. Ele esteve na unidade educacional, acompanhado do consultor de Inovação e Educação, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), João Lago. A proposta do encontro foi trocar ideias sobre inovação e criatividade dentro do ambiente pedagógico.

De acordo com Adalberto, a intenção é fazer um intercâmbio entre USP e Senac, visando auxiliar os alunos e egressos a desenvolverem suas habilidades com criatividade.

“A vinda do professor Roberto Garcia foi para estabelecer esse elo, para que ele traga novas ideias e experiências da USP para o Senac, que ajudem os nossos alunos e egressos na possibilidade de construírem novos negócios ou ampliação de novas empresas. O professor João Lago, da Seduc, vem fazendo a discussão sobre a possibilidade de implantação de ações que visem a recuperação do Centro comercial de Aracaju, através da instalação de um ambiente inovador e criativo na Associação Comercial de Sergipe”.

O diretor da Divisão de Educação Profissional (DEP) pontuou ainda sobre a ideia equivocada de que inovação e criatividade estão somente ligadas à área tecnológica.

“Em todas as áreas do Senac, podemos desenvolver a criatividade e inovar, a exemplo dos cursos de beleza, de moda e de gastronomia. Inovação é trazer coisas novas para o que já existe e rever o que já foi esquecido e que são importantes para o profissional. Queremos, enquanto instituição, conhecer sempre essas novas ideias e conceitos para trazer para o nosso ambiente pedagógico, envolvendo nossos docentes, alunos e toda equipe da instituição”.

inovação eEsse diálogo com a USP já vem sendo feito pela Seduc há cerca de dois anos e meio, conforme destacou Roberto Garcia.

“A USP dialoga com universidades do Brasil, temos projetos em todo o país e com universidades internacionais. Temos bastante referências do que deu certo e do que não deu, para compartilharmos com quem tiver interesse, pois esse é um dos papéis da universidade. Em Sergipe, já estamos conversando com a Secretaria de Educação há algum tempo, viemos dialogar com o Senac sobre inovação. O núcleo que faço parte já tem 33 anos fazendo projetos com entes públicos e privados e cada um deles é único, pois estudamos as necessidades e características, bem como os problemas a serem resolvidos de cada localidade. Montamos um plano de trabalho específico, ancorado nas experiências que já tivemos e em fundamentos científicos que deram certo. Já fizemos mais de 200 projetos, preparando para o futuro”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo