Parceiro da Prefeitura Municipal de Aracaju na realização do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), o Sistema Fecomércio-Senac/SE participou da formatura de dez turmas do programa e certificou cerca de 500 alunos participantes. O Projovem Urbano, do Governo Federal, oferece a educação básica integrada à qualificação profissional para jovens entre 18 e 29 anos.
Através da iniciativa, são ofertados cursos de 180h em três Arcos Ocupacionais: Telemática, Turismo e Alimentação. Compete ao Senac oferecer o espaço físico, disponibilizar instruções que possam contribuir para o êxito do programa, acompanhar e avaliar as atividades, orientar os instrutores contratados pela Prefeitura quanto às práticas pedagógicas, dentre outras competências.
A analista de Formação Profissional do Senac, Neila Gouveia, acompanha as turmas do Projovem na instituição e destaca a parceria: “O Senac se sente honrado em participar de um programa que devolve aos jovens a oportunidade de concluírem a educação básica e saírem de lá com uma profissão. Nessas formaturas, eles se mostram agradecidos por poderem se capacitar em nossa instituição”.
Valdir Vieira, instrutor do Senac e professor contratado pela Prefeitura para o Projovem, ressaltou o engajamento dos alunos. “Eles se mostraram empolgados tanto em concluir o ensino fundamental quanto em aprender um novo ofício. Este programa merece continuidade e deve ser ampliado”, torce Valdir, que ministrou aulas no Arco Ocupacional Alimentação.
Diego de Menezes Moreira é um dos alunos formandos e escolheu fazer sua qualificação profissional nas áreas de Microcomputadores e Telemarketing .“São campos interessantes e eu aprendi bastante. Quero muito trabalhar e acredito que, com o certificado do Senac, ficará mais fácil conseguir um emprego. O Projovem inteiro foi uma ótima experiência. Hoje tenho outra visão de mundo”, declarou.