O Restaurante Escola Senac Bistrô está completando 1 ano de reinaugurado, nesta sexta-feira, 19. O ambiente foi pensado para atender com conforto os clientes e, principalmente, preparar melhor os alunos dos cursos de garçom. Além disso, no local também são realizados workshops e capacitações de curta duração.
De acordo com a analista pedagógica do Centro de Gastronomia (CGT), Cristina Feitosa, mais de 100 pessoas já foram capacitadas no Restaurante Escola.
“Além do curso de garçom, no qual os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, realizamos capacitações de curta duração, a exemplo dos workshops sobre gastronomia sustentável, onde os participantes aprenderam a cozinhar sem desperdícios; de coquetelaria básica e gastronomia descomplicada, com petiscos elaborados com caranguejo e caju”.
A proposta do restaurante, ambiente pedagógico, é preparar cada aluno para atuar no mercado de trabalho, nas áreas que mais se identificam, seja no preparo de drinks, servindo em festas ou bares e restaurantes. Foi durante o curso de garçom que Joice Jesus Andrade descobriu a afinidade que tem pela coquetelaria.
“Ainda durante o curso, o Senac me encaminhou para fazer uns freelancers e depois para os dois estabelecimentos onde atualmente trabalho, na cafeteria do Alquimia Cultural e no Abrazo Drink e Bar. Depois de concluir a capacitação de garçom, fiz também o de coquetelaria, que é uma área que me identifiquei bastante. No Senac, os alunos têm a oportunidade de aplicar toda a teoria na prática, atendendo os clientes do Restaurante Escola. São aprendizados que fizeram a diferença na minha vida”.
Para Edimilson dos Santos, que passou pelo CGT como aluno e pretende voltar ao Senac para fazer mais capacitações, o Senac é referência em educação profissional.
“Fiz o curso de garçom, de auxiliar de cozinha e comecei o de cozinheiro. O aprendizado no Senac foi muito bom, tanto que pretendo voltar para fazer mais cursos, pois foi uma experiência muito boa, saí de lá preparado para trabalhar, tanto com a parte teórica como a prática. Eu recomendo o Senac para qualquer pessoa que me pedir referências de capacitações profissionalizantes”, ressaltou.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.