No dia 30 de agosto, foi realizado no município de Pinhão, região do centro sul sergipano, o projeto Integrador da turma do curso de “Cuidador Infantil”. Com uma abordagem sobre de crianças no ambiente escolar, os alunos apresentaram o projeto “Futuro Brilhante” que teve como público alvo as mães beneficiárias do Programa Criança Feliz, do Governo Federal, que residem no município.
O projeto integrador é uma das exigências para a formação nos cursos do Senac. É um modelo de trabalho que equilibra prática e teoria.
Cerca de 80 pessoas acompanharam as duas palestras propostas pelos alunos. A fonoaudióloga Beatriz Ferreira falou sobre o agosto dourado, uma campanha sobre amamentação. Já as assistentes sociais Ana Taynara do Rosário e Soane Meireles dialogaram com as mães sobre a primeira infância.
“Fiquei satisfeita com o resultado prático dos conteúdos abordados no decorrer do curso. As alunas conseguiram compartilhar o aprendizado com o público. Já as mães presentes, tiveram a oportunidade de aprender com cada apresentação”, afirmou Marta Araújo, instrutora do curso de cuidador infantil.
Trazendo a problematização da criança no ambiente escolar, o projeto mostrou a importância do cuidador para o desenvolvimento infantil. Foram adicionados subtemas à apresentação como: brincadeiras para o desenvolvimento; aprendizado da criança; alimentação; primeiros socorros, dentre outros.
O projeto foi apresentado por 26 alunas do curso de cuidador infantil.
“A turma composta só por mulheres e 90% mães. Cada uma delas com uma história, mulheres guerreiras que estavam ali em busca do aprendizado. Meu sentimento é de orgulho por cada aluna”, comentou a instrutora.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.