DestaquesNotíciasTobias BarretoVai Turismo

Presidente da Fecomércio e diretores do Senac e Sesc participam de encontro para implantar cinturão têxtil em Sergipe

A proposta do evento foi produzir diagnósticos voltados à qualificação e requalificação do arranjo produtivo da região
Presidente da Fecomércio e diretores do Senac e Sesc participam de encontro para implantar cinturão têxtil em Sergipe

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, e os diretores Regionais do Senac, Marcos Sales, e do Sesc, Aparecida Farias, participaram de encontro promovido pelo Governo do Estado, para estudar a implantação do cinturão de confecções de Sergipe. O evento reuniu durante toda a segunda-feira, 8, autoridades e lideranças da região centro sul, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SE).

Intermediado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com o Senai SE e Senai CETIQT, referência na área da indústria têxtil e de confecções, a proposta do encontro foi produzir diagnósticos voltados à qualificação e requalificação do arranjo produtivo da região, com atenção especial ao empreendedorismo, qualificação de mão de obra e escoamento da produção da região centro sul.

“Este evento é de grande importância para o setor de confecções de Sergipe. Sou de Tobias Barreto, onde 80% das pessoas sobrevivem deste segmento. A ação do governo fomentará a geração de empregos no município e em toda a região do nosso estado”, destacou Marcos Andrade.

O prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, vislumbra na iniciativa do governo, a possibilidade de ampliação do mercado para todo o país e para o exterior.

“Nosso município já é conhecido em todo o estado pela produção de artigos de cama, mesa, banho e outros. Já temos a nossa história e agora com esse olhar do Estado, com a criação do cinturão, os empresários poderão colocar seus produtos para o Brasil e até mesmo fora do nosso país. É uma esperança que tenhamos condições de atingir novas metas e gerar mais empregos e renda”.

Mais uma atitude do governo do Estado, na avaliação do prefeito Danilo Carvalho, de Itabaianinha, com foco no desenvolvimento de Sergipe.

“Quando vemos as caminhadas do governador pelo interior, seus secretários, sua equipe, percebemos que a principal bandeira é desenvolver o estado, seja na cadeia produtiva do leite, da confecção, da indústria em geral”, declarou, reforçando o apoio dado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, no fortalecimento do turismo no município, que integra a Rota de Compras, juntamente com Tobias Barreto, no projeto Vai Turismo, da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

têxtil emO encontro foi prestigiado pelo senador Laércio Oliveira, que destacou a importância da iniciativa.

“É um apoio importante para alavancar a vocação têxtil da região sul do nosso estado. Esse mapeamento é essencial para o desenvolvimento de cada região, a partir da divulgação para o mundo interior o que temos e bom para oferecer. Temos produtos que são únicos, a exemplo da Renda Irlandesa, que só é feita aqui em Sergipe”, ressaltou, evidenciando ainda na sua fala a importância de todo o Sistema S para o desenvolvimento de todo o país. “O Sesc, Senac, Sesi, Senai, Sebrae são instituições que transformam e elevam a qualidade de vida de muitos brasileiros, e fomentam o desenvolvimento do país”.

Para o governador Fábio Mitidieri, o diálogo com os principais atores envolvidos potencializa o diagnóstico, além de respeitar as demandas e características inerentes a cada uma das regiões.

“Estamos propondo a criação do cinturão têxtil sergipano, envolvendo os empresários de Itabaianinha e Tobias Barreto principalmente, que têm um polo têxtil muito forte. A nossa intenção é promover o desenvolvimento, com tributação diferenciada, utilizando o Centro Vocacional Tecnológico para realizar qualificações, ou seja, são uma série de ações para dar competitividade à produção de confecções do nosso Estado”, garantiu.

 

Fotos: Ascom/Fecomércio

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo