DEPDestaquesInteriorizaçãoModaNotícias

Na passarela do FASC: Senac apresenta moda autoral no maior festival de arte de Sergipe

O “Moda In Fasc” trouxe destaque para as tendências de moda das cidades do Vai Turismo
Na passarela do FASC: Senac apresenta moda autoral no maior festival de arte de Sergipe

A 38a edição do Festival de Arte de São Cristóvão abriu espaço para moda autoral. Música, cultura, arte e uma passarela na rua foram apresentados ao público do Fasc na sexta-feira, 01 de dezembro. “Moda In Fasc” destacou as produções de alunos do curso de estilista e costureiro do Senac Sergipe, , um dos quatro municípios que integram a rota do programa Vai Turismo da CNC, capitaneado em Sergipe pela Fecomércio.

in fasc“O desfile é uma ação conjunta com o Vai Turismo, abrangendo os municípios presentes no programa. Na passarela estão o resultado dos Projetos Integradores das turmas que aconteceram em Itabaianinha e São Cristóvão, assim como o envolvimento de outras cidades como Tobias Barreto e Laranjeiras. Itabaianinha trouxe a Louça Morena. Tobias Barreto, as peças em Rechilieu. São Cristóvão, as peças de alfaiataria e outros trabalhos manuais, e por fim, Laranjeiras com a renda irlandesa misturada com a Renascença”, contou a coordenadora técnica de Moda do Senac-SE.

A renda trazida de Laranjeiras e a composição com as roupas em preto e branco, foram elaboradas em parceria com a egressa Ju Martins, do curso de estilista de moda em São Cristóvão.

fasc“Recebi o convite do Senac, com a prefeitura municipal de São Cristóvão, para ser a representação de Laranjeiras. Elaborei quatro peças que foram apresentadas em composição de renda irlandesa. Nas roupas que iriam ser combinadas com as peças de renda, utilizei preto e branco, por ser a marca da identidade visual dessa edição do Fasc, o que permitiu dar destaque à renda, que possui cores mais vibrantes”, disse Ju Martins.

fasc“As peças de roupa em preto e branco são pontos de ligação para engrandecer a renda dentro do ‘look’, já que ela é o verdadeiro destaque”, complementou a coordenadora técnica de Moda do Senac-SE, Karinne Sá.

A aluna de Corte e Costura de Aracaju, Maria Cleomar de Oliveira, explicou que outra referência para a execução das roupas foi o que poderia ser utilizado para curtir o festival.

“Nós fizemos algo diferenciado das roupas comuns, buscamos algo que fosse mais a cara do público que viria ao Fasc”, destacou.
Desfile

O desfile foi realizado com modelos da localidade e também com alunas que desfilaram suas próprias peças.

fasc“Foi uma experiência única, foram dois sonhos sendo realizados de uma vez só. O sonho de ser estilista, e o sonho desfilar também, que na minha cabeça, jamais realizaria. Eu vejo essa ação me engrandecer em todos os âmbitos da minha carreira profissional”, comentou Miriam Xavier, aluna do curso de estilista de Itabaianinha.

Para Emanuela Almeida dos Santos, aluna do curso de Corte e Costura, foi um desafio participar da produção do “Moda In Fasc”. A iniciativa foi uma oportunidade de vencer a timidez e subverter suas expectativas profissionais para o mundo da moda.

moda in

“Eu sou uma pessoa tímida, então já comecei vencendo a timidez, no meu dia a dia, para o meu desenvolvimento social, já que eu tinha uma dificuldade de interagir. A partir disso, estou mais livre em busca de novos horizontes. A moda, costura de peças, é um mundo totalmente diferente, empreendedor, que muitos não levam à sério para sua vida profissional, acreditando que é uma coisa feita apenas para donas de casa. Quando você passa a conhecer os projetos, os processos de cada área, isso vai agregando profissionalmente”, declarou Emanuela.

Vai Turismo

O Vai Turismo é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio – CNC, capitaneado em Sergipe pela Fecomércio, implementada desde 2023, que busca incentivar e fomentar o turismo em diversas localidades ao longo do Estado de Sergipe, como São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaianinha e Tobias Barreto.

Para o Senac, é importante estar inserido em grandes festivais como o Fasc, com uma grande concentração de turistas trazendo protagonismo para o trabalho feito em seus cursos.

“Toda essa participação, essa movimentação que estamos vendo aqui, para o turismo é primordial. Estamos movimentando, a moda, outros tipos de arte, e também a comunidade local. Em cada lugar podemos verificar os pontos de venda e muitos turistas na cidade. E isso fortalece os municípios do Vai Turismo, que foram enaltecidos durante o desfile”, apontou a analista pedagógica do Senac-SE, Cristina Feitosa.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo