AprendizagemDEPDestaquesEducaçãoLagarto

Jovens aprendizes do Senac Lagarto são levados a refletir sobre saúde mental e emoções

Palestra faz parte da Unidade Curricular que trata sobre bem-estar social dos alunos
Jovens aprendizes do Senac Lagarto são levados a refletir sobre saúde mental e emoções

Dando continuidade à Unidade Curricular (UC) do curso de Aprendizagem de Qualificação em Serviços Administrativos, que trata sobre o bem-estar social dos jovens, alunos da unidade de Lagarto, acompanharam mais uma palestra, desta vez sobre “Saúde Mental”. O tema foi abordado pela analista Sílvia Conceição, do Núcleo de Promoção e Relação com Egressos (NPRE), na terça-feira, 23 de julho.

De acordo com a analista, o tema foi escolhido a partir da percepção de que, para que cada um se desenvolva, é importante estar bem.

mental“Fizemos um convite para que os alunos fizessem uma reflexão. Consigo mesmo conhecer como funcionam nossas emoções? Sabemos lidar com cada uma e entender que as emoções fazem parte do dia a dia? E assim, percebendo quais comportamentos ajudam ou atrapalham diante de cada emoção, conseguimos impor limites e trabalhar nossas potencialidades”, destacou Sílvia Conceição.

Para a aluna Maria Eduarda da Silva, que é jovem aprendiz na Farmácia JB, os temas abordados a preparam para o trabalho e para a vida pessoal.

mental“Essas palestras nos trazem uma visão abrangente dos assuntos que estão sendo abordados, como esses assuntos estão sendo tratados em nosso país, os preconceitos que existem. Isso nos ajuda até na nossa evolução pessoal. Fazer parte do Programa de Aprendizagem está sendo muito bom para mim. Estou desenvolvendo muito a parte de comunicação com os demais colegas de trabalho e daqui do Senac também. São experiências e aprendizados que vou levar para minha vida profissional”, ressaltou.

“Nosso principal objetivo com a palestra sobre saúde mental foi criar um espaço de reflexão e aprendizado, para que todos pudessem entender a importância do autocuidado e da empatia. Queremos que as turmas de aprendizagem se sintam mais preparados para identificar sinais de estresse, ansiedade e outras questões emocionais, tanto em si mesmos quanto nos colegas ao redor”, enfatizou o analista educacional do Centro de Educação Profissional (CEP) de Lagarto, Hytallo Júnior Bispo dos Santos.

Outro objetivo considerado fundamental pelo analista é a promoção de um ambiente onde o diálogo sobre saúde mental seja natural e encorajado.

“Desta forma, que cada um deles possa buscar ajuda quando necessário e apoiar uns aos outros de maneira mais eficaz. Nossa expectativa é que todos os alunos saiam dessa experiência mais conscientes, fortalecidos e prontos para aplicar esses conhecimentos no dia a dia, tanto pessoal quanto profissionalmente”, finalizou Hytallo.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo