DestaquesGastronomiaNotíciasTurismo

Instrutores do Senac Sergipe dão show sobre o preparo da trouxinha de caranguejo

De forma interativa, o público conheceu também sobre os manguezais e ouviram forró
Instrutores do Senac Sergipe dão show sobre o preparo da trouxinha de caranguejo

O Senac Sergipe deu um  show gastronômico e cultural na tarde de domingo, 11, no Salão do Turismo 2024, revelando o que pode ser feito com uma das iguarias mais apreciadas no Estado: o caranguejo. O evento aconteceu no Rio Centro, no Rio de Janeiro, no período de 8 a 11 de agosto.

Os instrutores Jefferson Carvalho e Célio Fontes foram os responsáveis pela aula show que mostrou o passo a passo do preparo da trouxinha de caranguejo, um crustáceo apreciado por sergipanos e que agrada o paladar de turistas que visitam o Estado. A apresentação foi um momento especial, desde a preparação do espaço, os cuidados com os detalhes, visando proporcionar ao público, uma vivência completa, unindo a teoria à prática, uma viagem por Sergipe, sua cultura e seus sabores.

caranguejoOs instrutores mostraram que é possível consumir o crustáceo de um jeito bastante criativo, acompanhado pela geleia de maracujá, além da forma tradicional, que é quebrando-o para extrair a carne de suas patas e carapaça.

“A preparação para essa aula foi uma verdadeira jornada para mim, começando pela expectativa com a viagem até o momento do evento. Uma oportunidade que tivemos, eu e Célio, de representar a gastronomia de Sergipe, num palco tão importante. Levamos para apresentar na aula show, durante o Salão do Turismo, a trouxinha de caranguejo, um prato que representa bem a nossa cultura, a nossa culinária e carrega consigo a essência dos sabores tradicionais do nosso estado. Na aula, procuramos levar referências culturais que pudessem enriquecer a experiência gastronômica dos participantes, que interagiram bastante conosco”, declarou o instrutor Jefferson Carvalho.

De forma bastante descontraída e interativa com a plateia, a aula contou inclusive com uma demonstração de autêntico forró e informações sobre a riqueza dos manguezais, de onde é extraído o caranguejo.

“Além de ensinar toda a prática e técnica da receita da trouxinha de caranguejo, revelamos traços culturais de Sergipe. Levamos um pouco do autêntico forró, interagindo com o público. O crustáceo, bastante apreciado em nosso estado, é meio de sustento para as marisqueiras e suas famílias. Falamos dos manguezais, dos nossos rios e da Passarela do Caranguejo, que fica na Orla de Atalaia e que atrai turistas e sergipanos, para consumir o saboroso crustáceo. Foi uma grande honra, para mim e para Jefferson, sermos escolhidos para representar o Senac Sergipe, neste importante evento”, declarou o instrutor Célio Fontes.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo