Instrutores do Senac, integrante do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, participaram de uma oficina sobre Colorimetria e Tricologia com Luizane Cerqueira, gerente técnica da Mutari, empresa nacional especializada em produtos para cabelos. Participaram docentes dos cursos do segmento Beleza de todas as unidades do Senac.
Na ocasião, foram abordados temas referentes ao estudo das cores naturais dos cabelos e as modificações que são feitas com o uso de cosméticos (colorimetria), e sobre o diagnóstico e tratamento dos problemas do cabelo e do couro cabeludo (tricologia).
“Trouxemos a tricologia de uma forma mais aprofundada. É um tema que envolve as dermatoses tópicas, as alopecias, os tratamentos estéticos capilares. Foi excelente o momento da teoria, mas agora vamos para a prática, com a massagem terapêutica e o estudo do fio de cabelo. Também trouxemos um módulo sobre colorimetria, abordando a cartela de cores, as nuances, o fundo residual, dentre outros tópicos ligados a este tema. Está sendo fácil tratar sobre essas temáticas com os professores do Senac pois eles já são bem preparados”, declarou Luizane Cerqueira.
A colaboradora da Mutari veio a Sergipe atendendo ao convite da JC Cosméticos, empresa responsável pela distribuição da marca no Estado. A parceria entre os cursos de beleza do Senac e a distribuidora de cosméticos já rendeu diversas capacitações. “Nosso objetivo é que o conhecimento adquirido pelos professores nesses encontros seja repassado para os alunos para que tenhamos profissionais cada vez mais capacitados no mercado”, disse Valquíria Onório, representante da linha JC Cosméticos.
Os instrutores avaliaram de forma positiva a realização da oficina. “É importante que tenhamos um conhecimento mais aprofundado sobre alguns assuntos para aplicarmos em nosso dia-a-dia e, também, na sala de aula com os alunos”, afirmou Gildete Matos, instrutora do curso de Cabelereiro da Unidade Aracaju.
“Em um mercado como este, que está sempre se expandindo e com novidades, o profissional que não busca se atualizar vai ficando para trás”, opinou a instrutora Mônica Silva, instrutora dos cursos de Cabelereiro e Manicure da Unidade Móvel.