A gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) do Senac Sergipe, Marileide Martins, e analista do setor, Sílvia Conceição, participaram nos dias 12 e 13 de novembro, no Rio de Janeiro, da 1ª Oficina de Letramento e Inclusão, do Programa Senac Diversidade Inclusão e Equidade- Multitude Edu 2024. A ação realizada pelo Departamento Nacional (DN) reuniu representantes dos regionais, com o objetivo de alinhar a proposta do Programa Multitude Edu, que consiste em pautar as atividades fundamentadas em diretrizes norteadoras específicas para cada público-alvo.
O Senac Diversidade Inclusão e Equidade- Multitude Edu visa reconhecer e valorizar a diversidade humana, por meio do fomento às ações educacionais que promovam o respeito às particularidades e identidades culturais e sociais, e o desenvolvimento inclusivo com equidade nas Unidades do Senac de todo o país.
“A oficina iniciou com o tema Alteridade, que consiste na capacidade de perceber a si mesmo ou o próprio grupo social não apenas como o padrão, mas também como o outro. É a habilidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas experiências, perspectivas e necessidades, promovendo a empatia e o respeito mútuo. O conteúdo acompanhou a dinâmica de grupo o que fortaleceu os conhecimentos prévios”, relatou Marileide Martins.
Com a pauta da diversidade e inclusão, a mediadora Adriana Barufaldi trabalhou a Linguagem inclusiva, as Normativas da diversidade e Tipologia da acessibilidade, fundamentada na legislação que rege cada público. O Senac Sergipe já realiza ações com oferta de cursos para a população de Comunidades quilombolas, LGBTQIAPN+, Pessoa com Deficiência, Mulheres, Pessoas 60+ e Povos Tradicionais, com alinhamentos previstos para atender ao público imigrantes e refugiados. Trabalho fortalecido também com as parcerias de órgãos públicos , associações , instituições não-governamentais entre outros.
“A oficina fortaleceu ainda mais a proposta do Regional Sergipe que já institui práticas inclusivas para os públicos que foram estudados. Com o programa, serão difundidas cada vez mais ações que fomentem a diversidade, a equidade, a inclusão e acessibilidade desses públicos que merecem cada vez mais visibilidade e acolhimento. Também proporcionou um alinhamento de ações com os outros DRs, além de contar, a partir de agora, com um maior suporte do DN, que se colocou à disposição para acompanhar e analisar as ações que o Regional já atua e pretende intensificar, dentre elas, a política que o DR-SE está desenvolvendo”, ressaltou Sílvia Conceição.
Benefícios
Para pessoas com deficiência o DR SE, através do Programa de Acessibilidade, concede uma isenção anual de 100% em cursos de formação inicial e continuada e a partir do segundo curso ou para os cursos técnicos a isenção é de 50%. Esse benefício é um diferencial para aqueles que buscam a qualificação profissional no DR-SE.
“A oficina possibilitou a troca de experiência entre os regionais, além de promover um espaço de discussão dos desafios, das conquistas e o fomento das ações enriquecedoras para as práticas pedagógicas em nosso ambiente educacional, alinhada ao Modelo Pedagógico Senac”, finalizou Marileide Martins.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.