O gerente do Centro de Educação Profissional (CEP) de Nossa Senhora da Glória, Edilson Santos, acompanhado da coordenadora dos cursos de Turismo do Senac, Cristina Feitosa, e da responsável técnica de saúde do Senac de Glória, Beatriz Melo Almeida, esteve reunido com os secretários de Saúde, Educação, Cultura e Turismo e de Ação Social de Canindé do São Francisco. O encontro foi para apresentar o catálogo de curso que o Senac dispõe e ouvir as demandas que cada setor necessita.
Para o gerente da unidade Senac, a reunião foi bastante proveitosa, com troca de informações entre os envolvidos, no sentido de estreitar ainda mais a parceria com o município.
“Já saio pensando na preparação do projeto, juntamente com o diretor de Educação Profissional do Senac e elaborar as propostas, dentro da realidade que Canindé precisa. Muito grato pelos secretários terem reservado esse tempo para conversarmos”, enfatizou Edilson Santos.
“O curso Técnico de Guia de Turismo está em andamento, mas temos outros nesta área que podem ser oferecidos, como agente de informações turísticas, de camareira e de recepcionista em meio de hospedagem. Hoje a inclusão deve ser uma preocupação, então atender turista PcD é primordial, como também entender quem vem do exterior”, destacou a coordenadora dos cursos de Turismo, Cristina Feitosa.
Beatriz Melo Almeida expôs sobre a importância de os guias de turismo conhecerem os primeiros socorros, para auxiliar os turistas que visitam a região.
“A intervenção deles numa ocorrência, seja uma queda, picada de animal peçonhento, uma parada cardiorrespiratória ou princípio de afogamento, pode fazer a diferença para o turista, até a chegada de profissionais da saúde. É também uma segurança para quem deseja explorar o município”, enfatizou.
“Essa foi uma reunião muito proveitosa, na qual tudo que foi discutido trará benefícios para o nosso município e para a população. Essa parceria entre a prefeitura e o Senac para qualificar moradores da nossa cidade, quem ganha são os munícipes. Só temos que agradecer a predisposição do Senac em ofertar cursos aqui, inclusive na área de Educação, na qual necessitamos de pessoas preparadas para acolher crianças com deficiências”, o secretário de Educação, Manoel de Barros
“Os temas que foram abordados em relação à saúde, aos cursos, foi de extrema importância para a nossa região, pois somos divisa do Estado com a Bahia e Alagoas e região de segurança nacional. Então, ofertar cursos de primeiros socorros, de curativos, Técnico de Enfermagem, de cuidadores, é de suma importância para a nossa localidade, não só para atender as necessidades dos nossos visitantes, mas também para atender a carência que temos de técnicos de enfermagem e outros. Foi uma manhã muito proveitosa e uma parceria que em breve trará muitas novidades”, complementou o secretário de Saúde, Francisco de Paula.
A primeira-dama do município, Maria Leila Mariano, fez questão de participar do encontro e fez observações quanto aos cuidados da pessoa idosa.
“Precisamos ter pessoas preparadas para auxiliar, para tomar conta de idoso, saber como proceder, pois, nem todo mundo tem esse entendimento. É importante ter pessoas capacitadas em Canindé”.
O encontro foi viabilizado pela secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Vítor, para ouvir as demandas sobre as qualificações de outras secretarias municipais.
“Temos o curso de Guia de Turismo e outros que vamos começar voltadas para o turismo, mas foi muito bom hoje ouvir as necessidades de profissionais da saúde e da educação. Já temos definidos alguns que precisamos, que são os cursos de Técnico de Enfermagem, Oratória, Cuidador de Idoso, Cuidador de Educação Especial, Inglês e Espanhol básicos”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.