Inserir os jovens no campo do audiovisual, por meio do envolvimento com a realização de curtas-metragens de caráter educacional. Este foi o objetivo do Curta Aracaju, desenvolvido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) em parceria com o Senac Sergipe, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac. O projeto culminou com a produção de quatro vídeos, que foram apresentados na manhã desta terça-feira, 08, durante a 1ª Mostra Educativa Curta Aracaju. Os filmes estão sendo exibidos no Centro Cultural de Aracaju até o próximo dia 11, com sessões às 9h30 e às 14h30.
Das oficinas ministradas pelo diretor do Curta Senac Pleno, Fábio Jaciuk foram produzidos os filmes “O Turista”, “O Aliciador”, “Preconceito” e “As Aparências”. Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo de roteirização, operação de câmera, produção, figurino, atuação, iluminação e captação de áudio. Os jovens participaram ativamente de todas as etapas, desde a ideia original até a edição.
“Esses alunos não tinham qualquer experiência em audiovisual, mas estudaram os fundamentos desta arte e desenvolveram o roteiro, aprenderam a utilizar os equipamentos, experimentaram a direção de fotografia, a direção de cena, enfim, eles se envolveram em todo o processo. Estou muito orgulhoso pelo sucesso do projeto. O Senac Pleno tem esse objetivo mesmo, de oferecer essas experiências inovadoras para os alunos, de oferecer novas perspectivas para eles”, declarou Jaciuk.
Para o diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado, o cinema pode fazer parte de um processo educacional para uma boa formação profissional. “O cinema é uma ferramenta muito rica sob o ponto de vista da educação, pois nesse ambiente se trabalha várias linguagens simultaneamente e isso enriquece a comunicação, a capacidade de expressão, a oratória. Além do lado lúdico este projeto leva o aluno ao protagonismo, a um salto no seu desenvolvimento em um prazo muito curto, e felizmente temos uma equipe maravilhosa no Senac nessa área, especialmente Fábio Jaciuk, que tem o domínio dessa arte e consegue transmitir para os alunos”, ressaltou.
Experiência
Os jovens participantes são oriundos de outras turmas da Fundat, a exemplo de Monalisa Santos, ex-aluna do curso de Inglês. “Fiquei sabendo do projeto e me interessei em participar, por ser um universo diferente de tudo o que eu já tinha vivido. Foi uma surpresa e acabei gostando muito da experiência. Valeu à pena”, declarou a aluna, que participou da figuração, direção e operação de áudio dos curtas.
Já Kerlaine Falcão é aluna da graduação em Artes Visuais na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e participou do projeto para se aprofundar ainda mais na área. “Ao saber do Curta Aracaju não pensei duas vezes em participar, pois sabia que seria bom para o meu curso e para o meu futuro. Imagino que vou crescer como profissional depois dessa experiência, não só eu como meus colegas também”, disse.
A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, destacou que o mercado do audiovisual está expandido em todo o país. “A área do cinema no Brasil está em expansão e cabe a vocês continuarem se qualificando, investindo na carreira de vocês, pois tenho certeza que, daqui, sairão profissionais de muito sucesso”, incentivou Gláucia.
Ela ainda enalteceu a participação do Senac no projeto. “Quero agradecer ao Senac pelo envolvimento no Curta Aracaju, por ter abraçado esta ideia lá no início do ano, quando começamos a conversar. Agradeço sobretudo a Jaciuk, que é cineasta e deu ao projeto uma dimensão ainda maior que ele teria no início”, agradeceu.