Na quarta-feira, 21 de agosto, o Senac Sergipe promoveu mais um dia de treinamento dos funcionários que fazem parte da Brigada de Incêndio das unidades da capital e do interior. Os 74 brigadistas foram divididos em três turmas, que passaram pela capacitação em dias distintos, 16, 20 e 21, na Empresa Backup Treinamentos Profissionais.
De acordo com a técnica de segurança do trabalho do Núcleo de Departamento Pessoal (NPED), Tatiane Lima, o treinamento acontece anualmente.
“Essa atualização dos brigadistas e treinamento dos novos deve ser feita a cada ano. Iniciamos pela equipe da unidade de Itabaiana, depois com os integrantes da brigada de Lagarto e Propriá. E nesta quarta estamos com as equipes das unidades do Senac de Aracaju e de Tobias Barreto. Já os funcionários do Senac de Nossa Senhora da Glória passarão pela atualização em novembro”, informou.
O treinamento é dividido em partes teórica e prática, que neste último dia foi ministrado pelo instrutor Fábio Feitosa.
“Apresentamos a parte da legislação da brigada. Na sequência instruímos sobre noções básicas de primeiros socorros e o principal que é o combate ao princípio de incêndio que o brigadista tem que estar preparado para qualquer situação de princípio de fogo. O brigadista está apto para fazer todo o processo de evacuação da área e de primeiros socorros nas pessoas que necessitarem. E o objetivo principal, que é combater o princípio de incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros que está especializado para atuar no local”, declarou ele.
“Foi um conteúdo muito bom e precisamos ter pessoas treinadas para atuar na necessidade de prestar primeiros socorros a uma pessoa e saber como agir dentro do Senac, caso ocorra uma situação de incêndio. A instituição nos proporcionou ter esse conhecimento para que possamos agir nessas situações”, afirmou a coordenadora dos cursos de Saúde, Caroline Teles.
Na parte prática os brigadistas aprenderam ainda como manusear a mangueira dos hidrômetros na hora de aplacar um princípio de fogo.
“Participar deste treinamento foi muito gratificante, pois adquiri novos conhecimentos que me prepararam para ser um elemento fundamental na hora de uma necessidade dentro da escola, de socorrer um colega ou um aluno num primeiro momento e poder contribuir para salvar vidas. E também num caso de incêndio, ajudar a evasão do prédio e a debelar o fogo. Tudo isso, de forma organizada e lembrando sempre de ligar para a urgência ou Corpo de Bombeiros, que são especialistas para atuar efetivamente nesses casos”, disse a agente de suporte pedagógico, Amanda Calixto.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.