DestaquesGastronomiaInteriorizaçãoNotíciasVai Turismo

Festival do Camarão é realizado com sucesso e traz novidade para próximas edições

O evento é uma iniciativa do município de São Cristóvão com apoio do Senac
Festival do Camarão é realizado com sucesso e traz novidade para próximas edições

Nos dias 11 e12 de agosto, foi realizada a primeira edição do Festival do Camarão. O evento é uma ação da prefeitura de São Cristóvão, com apoio do Senac, com o objetivo de fomentar o turismo culinário da região.

O evento foi um sucesso, superando as expectativas e chamando atenção para inscrições em cursos ofertados pelo Senac e inspirando possibilidades para as futuras edições.

Festival de camarão“O Senac mais uma vez presente em um evento gastronômico, onde todo o apoio foi dado. Essa parceria firme e relevante com o município de São Cristóvão, cidade mãe do estado de Sergipe, trazendo a cultura gastronômica e a experiência que o Senac vem desenvolvendo há 76 anos no estado”, declarou Adalberto Trindade, gerente da Divisão de Educação Profissional (DEP) do Senac.

“Uma cidade como São Cristóvão, mesmo com toda a sua potencialidade, é ainda uma cidade pobre que precisa de parceiros. Por isso, é importante agradecer a todo o grupo Fecomércio, que abrange Senac e Sesc, a todos os seus profissionais, ao companheiro e amigo Marcos Andrade.”, exclamou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana.

O gestor municipal aproveitou o evento para fazer um anúncio especial. “O município vai inaugurar uma nova parceria com o Senac. Um restaurante escola que será instalado no mirante do Cristo Redentor de São Cristóvão”, contou o prefeito.

de camarãoAdalberto Trindade apontou que a unidade será o diferencial da próxima edição do Festival do Camarão. “Para o próximo ano já trazemos uma novidade que é o ambiente que o Senac vai oferecer à cidade de São Cristóvão, com aulas shows, neste mesmo circuito”, enfatizou o gerente da DEP Senac.

De acordo com a prefeitura do município, cerca de 2 mil pessoas compareceram ao evento em cada um dos dois dias. Uma das metas que o Festival do Camarão conseguiu cumprir foi a atração de turistas, pessoas vieram de outros estados, principalmente da Bahia para prestigiar a iniciativa.

festival“Ontem tivemos a oportunidade de conhecer diversos pratos da nossa região, da cidade de São Cristóvão. Pratos bem criativos, pratos de pessoas que trabalham com poucos insumos, mas que podem apresentar muito. Foi o que eu pude ver, várias explosões de sabores através das mãos dessas cozinheiras, desses chefs de cozinha, foi uma experiência show de bola”, ressaltou o chef Samuel Davi.

Premiação

Durante o festival foi realizada uma premiação para os melhores pratos feitos com Camarão. Os ganhadores foram escolhidos por um corpo de jurados liderados pela chef sergipana Lelly Leite, que também ministrava a aula show.

A terceira colocação foi para a pizza de camarão, do restaurante Ivorá. O segundo lugar ficou o restaurante Rainha, liderado por Maria Valdereis Santana, que adquiriu a posição com a receita do empanado de camarão.

camarãoA equipe que ganhou em primeiro lugar foi um grupo de mulheres marisqueiras. O prato realizado por elas foi um Chili a base de camarão. Trata-se de um prato de origem mexicana feito originalmente com carne, mas desta vez, adaptado para a competição.

“O diferencial para ganhar foi o amor, carinho e dedicação na hora de fazer o prato, além do produto fresquinho. A sensação é maravilhosa, marisqueiras é um grupo de 6 mulheres e a gente trabalha no mangue. Foi aí que a gente recebeu o convite pra vim fazer. Imagine, a gente sai do mangue para vim para um festival desse e ganhar em primeiro lugar com a nossa comida. A sensação é muito prazerosa”, disse Givânia dos Santos, marisqueira.

Durante a organização do evento, a participação do Senac foi bastante enfática para o fluxo, realização dos pratos e a degustação que possibilitaram a premiação.

“A gente teve o apoio no Senac na produção por conta da grande demanda. Então o Senac chegou com todo o apoio, todo o carinho, apoiou o movimento, apoiou a causa. Enviou dois funcionários deles que se fizeram presente o dia inteiro. Foi um momento de grande ajuda e grande aprendizado e troca de informação com esses profissionais”, enfatizou Thiago Gois, diretor do Instituto de Catadores de Caranguejo.

Culinária elogiada

Convidada para fazer uma palestra show, a chef Kátia Barbosa elogiou a receptividade do município, do Senac e parabenizou todos os restaurantes que participação da premiação.

“Adoro retornar para Sergipe e para São Cristóvão, uma cidade que me conquistou. Fiquei muito feliz e grata por ter sido convidada para participar do festival e pela receptividade que tive, da equipe que organizou o evento, do Senac. E quero dizer a todos os candidatos, que todos os pratos ficaram incríveis e foi muito difícil como jurada escolher, mas sempre penso muito do sabor. Parabéns às ‘Mulheres do Mangue” pela conquista do primeiro lugar”.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo