A necessidade de conhecimento e segurança para a tomada de decisões com base no regime jurídico, aplicável às entidades do Sistema S, foi o tema central do 4º Seminário Nacional do Sistema S, realizado de 13 a 15 de março de 2023, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Diretores, assessores, gerentes e colaboradores do Sistema S de todo o Brasil, participaram de uma verdadeira imersão nos temas de licitação e contratos, credenciamento, regulamentos, planejamento e processos de contratação. Sergipe esteve representado pelo diretor Administrativo e Financeiro, André Gusmão e pelo assessor de Licitação e Contratos, Herbert Pimenta.
Para o assessor de Licitações e Contratos, o uso dos recursos do Senac deve ser feito dentro da legalidade e com transparência.
“A utilização dos recursos do Senac, especialmente com compras e contratações, deve caminhar lado a lado com os princípios da legalidade e eficiência. Um evento com essa qualidade amplia nossos horizontes e torna nosso trabalho mais abrangente, o que, consequentemente, transforma as ações do Senac ainda mais transparentes”, disse.
Na sua 4ª edição, o seminário promoveu uma capacitação ampliada, em formato de imersão, totalizando 24 horas e 8 palestras. Foram abordados temas pertinentes ao Sistema, como a impessoalidade, publicidade e eficiência, incluindo os regulamentos de licitação e contratos, o papel da assessoria jurídica, LGPD, revisão, reajuste e repactuação e ainda o fomento e incentivo ao planejamento.
“Quando falamos sobre o Sistema S, facilmente associamos à transparência e efetividade nos serviços prestados. A nova diretoria do Senac, preocupada com a capacitação dos funcionários, tem a certeza do quão importante é, participar de eventos que tragam essa qualidade de conteúdo, Ainda mais quando esses conteúdos nos colocam frente a frente com fluxos, processos e ferramentas que estão em total conformidade com as orientações do Tribunal de Contas da União”, ressaltou o diretor Administrativo Financeiro, André Gusmão.
O Seminário tratou também de dirimir as dúvidas inerentes à nova Lei de Licitação (Nº 14.133) que entrará em vigor no dia 1º de abril, disponibilizando aos participantes um rico material que será replicado nos regionais.
“O Senac em Sergipe, na presidência de Marcos Andrade e com a Diretoria Regional nas mãos de Marcos Sales, vem conseguindo montar uma equipe de excelência em todos os setores e caminha a passos largos para que se torne umas das referências no Brasil”, completou Gusmão.
Visita técnica
Os dias 16 e 17 de março foram reservados para uma visita técnica ao Senac de Curitiba, com o intuito de trocar conhecimentos nas áreas do Compliance, fluxos de trabalho, grupos de estudo e transformação digital.
Ao grupo, juntou-se o auditor do Senac/SE, Gileno Feitosa, que destacou a importância de visitas técnicas entre os regionais.
“Esses encontros reforçam o compromisso das entidades do Sistema S com o cumprimento das normas e com a integridade dos seus processos. Trocas como essas geram novas ideias, novos processos e o aprimoramento do que já é feito com a excelência das instituições do Sistema”, concluiu.
Participaram das reuniões, o diretor Regional, Sidnei Oliveira, o diretor Administrativo, Jeferson Basso, a auditora, Luciana Picklen, além de colaboradores das áreas jurídica, suprimentos, infraestrutura, tecnologia da informação e protocolo. A equipe do Senac de Curitiba apresentou aos visitantes, diversos fluxos de trabalho, gerenciamento e trâmite de documentos, gerenciamento de grupos de trabalho, inadimplência e processos.
A equipe de Sergipe visitou ainda a Faculdade Senac, onde conheceu os laboratórios de tecnologia da informação e ótica, além de todo o processo de organização da plataforma Senac EAD, coordenada nacionalmente pelo Senac/PR.
“A atual administração do Senac Sergipe vem buscando um crescimento em seus procedimentos e fluxos de trabalho, visando uma melhoria considerável em todos os processos da instituição. Esse intercâmbio é uma prova de que iremos nos tornar uma referência no Sistema S, em breve”, finalizou Gusmão.