Na tarde desta segunda-feira, 23 de setembro, foi realizada uma reunião virtual do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, com a participação do presidente Marcos Andrade, dos Diretores Regionais do Senac, Nilson Lima, e do Sesc, Aparecida Farias, com técnicos de Tecnologia da Informação (TI) de ambas as instituições, para conhecer novas ferramentas de cibersegurança disponibilizadas pela Empresa Arlequim. A apresentação foi feita pelo representante da empresa de Curitiba (PR), Alessandro Martins, que detalhou sobre o computador virtual.
De acordo com o supervisor de Rede de Computadores, Fernando Henrique Souza, do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) e Data Protection Officer (DPO) do Senac, a reunião foi importante para que todos conhecessem sobre a virtualização de processos.
“É um sistema que promete transformar a forma como as empresas gerenciam suas infraestruturas de TI. O encontro, teve como foco demonstrar os benefícios estratégicos da virtualização para a redução de custos operacionais (OPEX), aumento da escalabilidade e diminuição significativa de resíduos eletrônicos”, explicou.
A solução apresentada visa substituir o modelo tradicional de infraestrutura física por ambientes virtuais, em uma modalidade DaaS (Desktop as a Service), no qual estações de trabalho são geridas de forma centralizada em um ambiente totalmente em nuvem.
“Com isso, o Senac pode reduzir custos com manutenção de hardware, energia elétrica, e atualização de equipamentos, impactando diretamente no OPEX. Além disso, a virtualização oferece maior flexibilidade para expandir ou reduzir a capacidade computacional conforme as demandas de negócios, sem a necessidade de adquirir novos equipamentos, o que reforça sua escalabilidade, principalmente para os laboratórios utilizados nos cursos do eixo de tecnologia”, relatou o DPO.
Durante o encontro virtual, o representante da Arlequim, Alessandro Martins, respondeu questionamentos sobre o custo-benefício da contratação do sistema virtual de computadores.
“Segundo detalhado pelo representante da empresa, a virtualização dos computadores reduz a dependência de hardwares atualizados e de alta capacidade, diminuindo o descarte de equipamentos obsoletos e, consequentemente, a geração de resíduos eletrônicos. Isso se alinha com as políticas do Senac voltadas à sustentabilidade e ao compromisso com a redução na produção de lixo eletrônico”, entendeu Fernando Henrique Souza.
Durante a apresentação, foram destacados alguns cases de sucesso da tecnologia em empresas de diferentes setores, comprovando o retorno financeiro em curto e médio prazos.
Ao final do encontro, ficou acordado uma visita presencial do presidente e diretores do Sistema Comércio, à sede da Empresa Arlequim, localizada em Curitiba, no Paraná.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.