Arquiteta por formação, Maria Clara Ramos Melo, de 31 anos, nunca escondeu o sonho em enveredar por outras formas de construir conceitos. Em 2017, decidiu investir o conhecimento adquirido nas pranchetas na área de moda.
“No curso de estilista de moda do Senac , além de realizar um sonho, pude entender que moda vai além de uma simples roupa, uma combinação de peças e acessórios. Aprendi sobre história da moda, modelagem, costura, técnicas, tudo isso e muito mais durante as aulas”, relembra.
Logo após encerrar o curso, Maria Clara resolveu fazer o de costura e ainda no final de 2017 decidiu lançar sua marca, começando pela customização de sapatos. Passados cinco anos, a sergipana surge como referência no mundo da moda. Lançou a ‘Splendor’ com uma linha de peças exclusivas e alinhavou todo o seu talento no ao mercado paulista.
“Somente em 2019 é que eu resolvi abrir a marca definitivamente para a produção de roupas, e comecei expondo na loja colaborativa do Senac, durante o Dragão Fashion Brasil Festival. A Splendor é uma marca autoral, artística e artesanal que nasceu no final de 2019. Iniciei com a produção de roupas feitas por mim em meu próprio ateliê”.
Com pouco tempo de mercado, Maria Clara já participou de algumas exposições, a exemplo de uma realizada no Shopping Riomar e a Fashion Revolution, movimento global que trabalha para que a moda conserve e restaure o meio ambiente.
“Um dos nossos princípios inegociáveis é a sustentabilidade, por isso utilizamos como matéria-prima principal o algodão, o linho e tecidos de refugo de fábrica. Em 2020, a Splendor foi financiada pelo Sebrae/SE para adicionar acessórios na produção”.
Denominados RJoias, os acessórios são peças feitas de materiais ressignificados. O projeto foi mentorado e exposto durante a 53ª edição da São Paulo Fashion Week – SPFW, em novembro de 2021, onde Maria Clara participou junto com o sócio Carlisson Ramos Melo.
“Hoje, além da nossa loja online, temos uma loja física em Aracaju e estamos espalhados em dois pontos colaborativos em São Paulo”, declara ela, cheia de orgulho pelo caminho que trilhou e o incentivo que encontrou no Senac e seus instrutores.