O Senac Sergipe está entre os regionais que cumpriu 96% da meta estabelecida de matrículas efetuadas nos cursos técnicos oferecidos na modalidade educação a distância (EAD), para o primeiro ciclo de 2024 (janeiro e fevereiro). De acordo com a coordenadora dos cursos EAD, Shirlayne Lopes, os cursos mais procurados neste início de ano foram Técnico em Transações Imobiliárias e em Segurança do Trabalho.
“Em 2023 foram 139 pessoas no total, e nesses primeiros dias de 2024, tivemos 108 alunos inscritos em cursos EAD ofertados pelo Senac Sergipe. Isso mostra o crescimento da procura este ano. Além dos técnicos, entre os mais procurados tivemos a graduação em Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, a pós em Gestão logística da cadeia de suprimentos, e os livres Introdução à informática e de preparo de drinques e coquetéis”, complementou a coordenadora.
Conforme informou Shirlayne Lopes, os cursos EAD passaram a ser ofertados pelo Senac Sergipe há 11 anos.
“O primeiro documento de Ato Autorizativo da Diretoria Regional do Senac Sergipe foi em 2013, autorizando o polo Aracaju a ofertar o curso Técnico em Qualidade, na modalidade educação a distância. Foi assim que iniciamos a trajetória dos cursos EAD no Estado. Atualmente ofertamos, além dos técnicos, cursos de graduação, de pós e livre”, informou a coordenadora dos cursos EAD do Senac-SE.
Pioneiro via rádio
O Senac foi pioneiro no Brasil na modalidade de educação a distância, iniciada na década de 1940, por meio do programa radiofônico Universidade no Ar, que levava conhecimento profissional para locais distantes. O que antes tinha o objetivo de levar qualificação para quem não tinha como se deslocar para os locais onde eram oferecidos cursos presenciais, hoje tornou-se uma ferramenta que reúne autonomia de estudos com flexibilização de horários.
“Atualmente o Senac EAD oferece 380 tipos de cursos, entre livres, extensão universitária, pós-graduação, graduação e habilitação técnica de nível médio, todos com certificações reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC)”, enfatizou a coordenadora em Sergipe.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.