DestaquesNotícias

Dia da Consciência Negra: instrutores do Senac/SE participam de ação

A parceria com Senac/SE levou para a instituição o Dia de beleza afro, com o objetivo de promover a autoestima de crianças
Dia da Consciência Negra: instrutores do Senac/SE participam de ação

Instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SE) participaram, na sexta-feira, 18, de atividade desenvolvida pela equipe diretiva do Colégio Estadual João Paulo II, em alusão à semana da ‘Consciência Negra’. A ação integra o projeto ‘Meu crespo é de ranha e rei’, desenvolvido pela escola, localizada no Alto da Jaqueira, no Bairro Cidade Nova, Zona Norte de Aracaju.

palestra

A parceria com Senac/SE levou para a instituição o Dia de beleza afro, com o objetivo de promover a autoestima de crianças negras e pardas que estudam na unidade escolar. Além de cortes e penteados, a analista de processo educacional, Jucileide Dutra dos Santos, proferiu palestra sobre o tema.

“Por serem crianças e para que todas participassem, eu pedi que cada uma falasse ou um personagem, ou nome de uma pessoa que elas gostavam, ou de um bichinho que elas achassem mais lindo. Depois que cada aluno falou qual era o seu, abordei que todos somos diferentes, que temos gostos e belezas diferentes, mas que somos iguais aos olhos de Deus. Que cada um tem que se amar do jeito que é, valorizar a sua beleza e seus dons”.

Após a palestra, as tesouras e mãos entraram em ação.

“Levamos os instrutores Lívia Porto, Witalo Pinto e Raimunda Silva, que se dividiram para atender cerca de 30 crianças. Eles que fizeram corte em meninos e penteados nas meninas”, informou Flávia Ribeiro, que faz parte da equipe pedagógica do Senac/SE.

Dia da Consciência Negra

O Brasil celebrou, no domingo, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O 20 de novembro marca a data em que o líder negro Zumbi dos Palmares foi morto em uma emboscada no ano de 1695. A data, inclusive, pode se tornar feriado nacional (PLS 482/2017). Outros projetos de lei já aprovados pelos senadores com o objetivo de combater o racismo: PLS 787/2015 inclui as motivações de preconceito racial e sexual como circunstâncias agravantes de pena para qualquer tipo de crime, outro proíbe agentes de segurança pública ou particular de adotarem ações baseadas em preconceito (PL 5231/2020), e outros dois, PL 4373/2020 e PL 4566/2021 tipificam a conduta de injúria racial. (Com informações Agência Senado)

 

Leia também:

Senac/SE realiza mutirão de negociação com descontos que chegam a 100% nos juros e multa

Compartilhe

Pular para o conteúdo