Os colaboradores lotados no Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac de Nossa Senhora da Glória, passaram por treinamento de combate a incêndios, na sexta-feira, 10. Composta por parte teórica e prática, a preparação foi realizada no Centro de Treinamento da Empresa Backup, no povoado Areia Branca, em Aracaju.
De acordo com a técnica em Segurança do Trabalho do Senac-SE, Aparecida Tatiane da Silva Lima, toda a equipe da unidade de Glória teve que fazer o treinamento.
“Devido a metragem do prédio da unidade, é uma exigência que todos os lotados em Glória passem por esse treinamento, inclusive a gerente. A unidade esteve fechada para que todos viessem para Aracaju fazer esse treinamento, que é uma extensão de conhecimento, para que saibam atuar caso aconteça um princípio de incêndio no prédio”.
“No primeiro momento, foram passadas informações sobre o treinamento e tivemos no grupo pessoas que já têm conhecimento sobre o assunto, que foi de suma importância para debater o conteúdo na sala de aula. Na parte prática, pudemos observar que houve entendimento da teoria, que é necessário a participação de todos, para um combate efetivo de possível incêndio na unidade”, destacou o instrutor do treinamento, o bombeiro militar Lídio Vasconcelos.
O analista educacional Jonas Freitas destacou a atuação do instrutor, em mostrar que o papel da brigada vai além de simplesmente combater incêndios.
“Chegamos hoje aqui como um papel em branco e o instrutor soube transmitir todo o conhecimento que precisamos para agir como brigadistas. Nos motivou sobre a importância da brigada de incêndio, dos cuidados com a vida, trabalhando inclusive o nosso emocional. Saímos hoje daqui, além de treinados para combater qualquer princípio de acidente, mais unidos enquanto equipe”.
A gerente da unidade de Nossa Senhora da Glória, Alessandra Carvalho, ressaltou que o trabalho coletivo é vital para exterminar um possível incêndio e salvar vidas.
“Foi um treinamento de extrema relevância, no qual a sensibilidade de toda equipe mostrou que devemos trabalhar todos juntos, para obtermos resultados positivos. Essa foi a principal mensagem do instrutor Lídio que, com muita maestria, mostrou que é preciso colaborarmos uns com os outros para salvar vidas, que precisamos atuar juntos caso ocorra um incêndio”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.